O Diretor de Operações da Rede Liberdade, Rodrigo Saraiva Marinho, que também foi presidente do Instituto Liberal do Nordeste e é filiado ao Partido Social Liberal, publicou um vídeo em sua página no Facebook rebatendo afirmações do advogado e político Ciro Gomes sobre o capitalismo. Ciro Gomes é um dos nomes cotados para concorrer à presidência em 2018.
O primeiro ponto questionado por Rodrigo Saraiva é a afirmação de Ciro de que o governo deve ser responsável por evitar as chamadas “falhas de mercado”. Segundo Ciro, o capitalismo tenderia a gerar monopólios e oligopólios, afirmação que Rodrigo Saraiva contesta, alegando que a formação desses problemas em geral advém justamente da intervenção do Estado. Um dos exemplos é o monopólio postal; já noticiamos que a privatização dos Correios é a bandeira mais imediata da Rede Liberdade.
O segundo ponto é a acusação de Ciro de que o capitalismo seria egoísta. Rodrigo Saraiva cita os pensadores Adam Smith e Hayek para sustentar que a dispersão do conhecimento na sociedade e o auto interesse permitem o atingimento dos produtos, serviços e objetivos desejados, o que melhora a vida de todos através das trocas voluntárias.
Finalmente, Rodrigo ironiza o nacionalismo econômico de Ciro ao reclamar da importação de produtos, comparando suas ideias à Lei de Informática do regime militar, que atrasou o desenvolvimento do país no setor. “Ciro Gomes foi governador do estado do Ceará e prefeito de Fortaleza e, tão fã da indústria nacional, negou em caso específico um financiamento para o Gurgel, montadora de carros nacional. Na sua prática de vida, ele fez exatamente o contrário daquilo que defende”, alfinetou. Confira o vídeo:
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/profrodrigomarinho/videos/1146495285462379/” width=”920″ height=”” onlyvideo=”1″]