fbpx

Bolsonaro está ressuscitando a esquerda

Compartilhe

Faço parte da turma de liberais criada, involuntariamente, por Dilma em 2014. Com suas trapalhadas e rompantes autoritários, ela ressuscitou um liberalismo que nunca tinha sido lá muito forte no Brasil. Fazendo tudo errado, nos fez enxergar o óbvio. Por ser muito estatista e centralizadora, polarizou com o extremo oposto, fazendo crescer inclusive as vertentes mais radicais do ecossistema pró-liberdade, como a Escola Austríaca de Economia e o anarcocapitalismo. Ou alguém aqui sabia o que era isso antes de 2014?

O mesmo movimento aconteceu com Bolsonaro. Quem era Bolsonaro há 30 anos, quando entrou na política? Ninguém relevante. Ficou assim por décadas, no semi-anonimato, sendo conhecido apenas no nicho que o elegia e o reelegia sucessivamente: os militares. Até que um dia deu uma declaração mais polêmica e foi “descoberto” pela esquerda escandalosa. Ganhou as alcunhas de fascista, racista, machista e homofóbico, rivalizou com nomes que até então eram muito maiores que ele, como Jean Wyllys e Maria do Rosário, foi processado, esculachado, hostilizado… e projetado. Cresceu exponencialmente, até virar presidente.

Quem elegeu Bolsonaro não foram as pessoas que, como eu, votaram nele no segundo turno por medo do PT. Foram o próprio PT e movimentos satélites que fizeram o favor de chamar atenção para um nome que ninguém conhecia e, logo depois, se encrencar em graves escândalos de corrupção. O que a população média concluiu: se o PT é corrupto, e a oposição ao PT é esse tal de Bolsonaro, então esse deve ser o certo da história. Depois ele se tornou “o único nome capaz de derrotar o PT”, tomou uma facada de um militante do PSOL… e o resto você já sabe. Bolsonaro deve sua eleição ao PT e à esquerda, de um modo geral.

E parece estar retribuindo o favor. Graças às suas trapalhadas (suas, de seus filhos e de seus ministros), falta de traquejo e articulação, declarações desastradas, medidas desconexas do que dizia defender (barreiras alfandegárias do leite e congelamento de preços do Diesel, por exemplo), “arregadas” e comportamento mais de militante que de presidente, o caminho inverso está se desenhando. A “anti-esquerda”, outrora unida a favor do impeachment, se dividiu entre os apoiadores, os críticos e os que preferem assistir de fora. Já a esquerda, que andava envergonhada de se assumir, por estar associada aos escândalos de corrupção, ressurgiu das cinzas, engrossou o tom e voltou, inclusive, a usar vermelho e defender o líder criminoso abertamente.

A “anti-esquerda”, outrora unida a favor do impeachment, se dividiu entre os apoiadores, os críticos e os que preferem assistir de fora. Já a esquerda, que andava envergonhada de se assumir, por estar associada aos escândalos de corrupção, ressurgiu das cinzas, engrossou o tom e voltou, inclusive, a usar vermelho e defender o líder criminoso abertamente.

Mesmo quem não defende o presidiário diretamente perdeu a vergonha de estar ao lado de uma placa “Lula Livre” na manifestação. Você pode tentar minimizar, dizer que a mídia está inflando os protestos, ou que é montagem. Mas a verdade é que “em nome de um bem maior” a esquerda está se mobilizando de novo. Assim como nos mobilizamos em 2015, estão deixando as diferenças de lado e se unindo. E para agregar mais gente, estão tomando para si pautas abstratas que não têm a ver com ideologia, como “melhorar a educação”, por exemplo. A narrativa é mais ou menos assim: “A direita é contra a educação e nós, da esquerda, somos a favor. De que lado você está?”. E aí uma multidão de incautos segue o bonde, sem saber que está servindo de massa de manobra para uma ideologia falida, que nunca deu certo em lugar nenhum do mundo.

Sim, eu sei que o corte/contingenciamento tem uma explicação e que gritar por direitos não vai fazer a Matemática mudar de ideia e aparecer dinheiro para investir em tudo o que é demandado. Entretanto, o problema do governo Bolsonaro é menos O QUE está sendo feito (até porque muito pouca coisa foi feita, efetivamente), mas COMO está sendo feito. Sempre ideologizando tudo, jogando para a plateia, elegendo inimigos (e nem precisa ser de esquerda para se tornar um inimigo ou um “traidor”), dando justificativas confusas, que mudam o tempo inteiro, e perdendo muito tempo e energia com pautas inócuas e secundárias, que acabam boicotando a pauta que deveria ser a mais importante nesse momento: a reforma da Previdência. Sem ela, os investimentos não vão voltar, os empregos não vão chegar e a economia não vai melhorar.

Sim, eu também sei que ser governo não é fácil e que é normal virar vidraça depois de eleito. Sei que a mídia adora um sensacionalismo e que tem muita histeria da esquerda envolvida nas polêmicas; mas convenhamos que o governo Bolsonaro está sendo bem generoso em dar munição. Não se chama a galinha, gritando “xô”, e por mais que tenha algum fundo de verdade, chamar os manifestantes de “imbecis” e “idiotas úteis” é tudo o que a oposição precisa para completar a narrativa.

O legislativo comporta – e até incentiva – personalidades como a de Bolsonaro, pois existe para representar nichos da sociedade; mas cargo executivo exige outra postura. Para ser um bom presidente, é preciso ter duas características básicas: capacidade de gestão e de articulação. E Bolsonaro não tem nenhuma das duas. Era apenas um cara com muitos fãs, que foi eleito para “derrotar a esquerda”. Só que nem isso ele está conseguindo fazer. Se Bolsonaro deve à esquerda sua eleição, a esquerda deve a ele sua ressurreição. Talvez um precise do outro para se retroalimentarem e continuarem vivos, mas do jeito que está, o mito vai sair dessa briga bem menor do que entrou.

“Ahá! Então você está arrependida do seu voto no segundo turno?”. Jamais. Sou contra o voto nulo, e votei em uma das duas opções que me deram. Faria de novo. Nada poderia ser mais perigoso do que ter de volta o PT no poder e é justamente por isso que estou tão preocupada com o que estou vendo acontecer.

Não é terrorismo dizer que viraríamos a Venezuela, pois o plano de governo de Haddad incluía reestatização de empresas já privatizadas, revogação da PEC do Teto, aumento de tributação, ampliação de ministérios, desapropriação de terras, controle da mídia e outras medidas assustadoramente socialistas e irresponsáveis, que a gente já sabe onde vão dar – e essa era apenas a parte que eles admitiam documentalmente. A Lava Jato estaria seriamente ameaçada e todo o nosso esforço teria sido em vão. O mito pelo menos tem Sérgio Moro e uma equipe econômica de excelência. Só falta tirar o pé do freio e deixar eles trabalharem. Parar de falar besteira e cortar a internet do filho Carluxo também ajudaria.

Por enquanto, serei paciente e, quando tudo isso acabar, estarei aqui pra perguntar: “Pronto? Já podemos tentar o liberalismo agora?”

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?