fbpx

Crime eleitoral e injúria: o vexame do encontro de Bolsonaro com os embaixadores

Compartilhe

Quando decidiu convocar os chefes de missão diplomática, no último dia 18, para “alertar” sobre a insegurança do sistema de urna eletrônica no país, o presidente Jair Bolsonaro lançou mão, mais uma vez, da estratégia de desacreditar do nosso processo eleitoral. Esse fato, por si só, mostra o quanto o presidente está distante dos interesses do país, desonrando internacionalmente a imagem do Brasil em nome de seus próprios objetivos políticos.

Para além da explícita falta de ética e da atitude inconsequente de um líder acuado pelas pesquisas eleitorais – que também insiste em desmerecer -, ao promover tal evento, Bolsonaro também passou por cima da legislação eleitoral e pode ter cometido crimes de responsabilidade e injúria.

Pelo local – o palácio-residência do Chefe de Estado -, pelas presenças ministeriais, pelos convites oficiais aos embaixadores e pela transmissão ao vivo pela TV Brasil, até poderia ser um ato oficial da Presidência da República, embora completamente avesso aos protocolos. Porém, pelo tema apresentado na reunião e pelo fato de ser promovido em prédio público, com uso de funcionários públicos e de recursos do Estado, o encontro ainda se configura como um comício eleitoral realizado fora do período legal de propaganda, que começa a valer apenas a partir do dia 16 de agosto.

Em seu discurso aos chefes de missão diplomática, Bolsonaro injuriou e caluniou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes, insinuando uma suposta ligação deles com o ex-presidente Lula, seu maior rival nas próximas eleições.

No encontro, Jair Bolsonaro não se limitou a insistir em desmoralizar o sistema de votação eletrônica adotado no Brasil desde 1996, já testado e aperfeiçoado ao longo desses 26 anos, sem que jamais houvesse sido comprovada qualquer possibilidade de fraude.  Ele foi mais longe: ameaçou com a não realização das eleições de 2 de outubro caso o sistema não seja alterado pelo TSE.

Para o presidente, o voto eletrônico sem impressão abriria as portas à fraude.  Mas a propósito, vale lembrar que o STF já declarou, em sessão plenária, na ADI 5899-MC (julgada em 16/09/2020), ser inconstitucional a impressão de voto eletrônico, por violação do sigilo do voto.  Certamente, Bolsonaro ignora esse julgado por escolha e interesse. Além disso, a eleição eletrônica sem impressão já foi definida por lei, há anos. E o art. 16 da Constituição Federal estabelece que “a lei que alterar o processo eleitoral só entrará em vigor um ano após sua publicação”. Assim, nem por lei se poderia viabilizar o voto impresso para este ano eleitoral.

Menos de 24 horas após a reunião, a Embaixada dos Estados Unidos divulgou nota oficial afirmando que “as eleições brasileiras conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas servem de modelo para as nações do hemisfério e do mundo”. Em sentido semelhante pronunciou-se o embaixador da Suíça, em redes sociais. E da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, organizou-se um manifesto que defende o processo eletrônico e critica ataques infundados ao sistema eleitoral, a Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, assinada, até o momento, por mais de 360 mil pessoas.

Como se vê, o Presidente da República fracassou em sua tentativa de desmoralizar internacionalmente nosso sistema eleitoral, e colocar sob suspeita o resultado das eleições.  Tudo não passou de um vexame diplomático, protagonizado por um candidato que parece temer o que as urnas dirão. Foi apenas mais um episódio de uma narrativa que Bolsonaro vem tentando construir há meses. Mas estamos atentos: nossa democracia e o estado de direito devem ser defendidos sempre, em qualquer circunstância.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?