fbpx

O desserviço dos fiscais de coerência

Compartilhe

Uma criança de 5 anos pergunta ao seu pai se poderia ir à padaria sozinha. A resposta é de que não, crianças não podem se dar o luxo de irem à padaria sozinhas, já que são pequenas e indefesas.

Um dia depois, a criança pediu ajuda para arrumar seus brinquedos, mas, para sua surpresa, o pai disse que não a ajudaria, pois ela já era muito grande.

Pensou: “Nossa! Papai é muito incoerente! Umas horas ele diz que eu sou criança e outras ele diz que eu sou grande”.

[wp_ad_camp_1]

Logicamente, o pai estava sendo extremamente coerente, mas a criança não tem capacidade de entender que a cada decisão o pai pondera diversos valores para se chegar a um “veredicto”. O propósito de torná-la uma criança independente era importante, mas não mais importante que o de mantê-la segura.

Os atos decisórios de adultos, sejam pais, políticos ou gestores, devem ser norteados pelos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade; mecanismos que as crianças ainda não desenvolveram e que, por isso, não conseguem enxergar lógica em muitas decisões de seus pais. Esses princípios são fundamentais para que o decisor priorize e pondere os seus valores de forma o mais coerente possível com o seu propósito. Dito isso, é fato que a coerência não é algo que se faz, apenas, para atender o outro, mas, principalmente, a si mesmo.

Atualmente, virou moda atacar os agentes políticos de “incoerentes”. Os militantes “fiscais da coerência” se comportam como aquela criança de 5 anos, incapazes de entender o conceito da razoabilidade e da proporcionalidade e vomitam a palavra “incoerência” em mídias sociais como se fosse o maior xingamento do mundo. Passam o dia em mídias sociais, buscando supostas “derrapadas” dos políticos, atacando, mas sem antes amadurecerem a complexidade que o tema exige.

Analisando, em casos práticos, percebe-se que os “fiscais da coerência” não conseguiriam compreender:

– O porquê é natural que um agente político tenha defendido, no passado, a melhoria do processo eleitoral, mas nesse ano tenha refutado veementemente a PEC 135. Fica claro que ele não mudou de ideia, o que também não seria um ato grave, mas que priorizou a defesa da democracia em detrimento das inovações propostas. Ou seja, ele não negligenciou ou banalizou os recorrentes ataques feitos pelo presidente ao processo eleitoral.

– O porquê é natural que alguém avalie positivamente um agente político no passado, mas que em outro momento o critique. Isso vem acontecendo muito atualmente diante da falta de posicionamento de alguns eleitos em relação ao impeachment. Por mais que políticos sejam técnicos, alguns posicionamentos são importantes para o eleitor. Fica claro que a avaliação do mandato pode mudar, pois, para aquele eleitor, a defesa da democracia é mais relevante que a tecnicidade.

Apesar da fiscalização de massa ser algo necessário para a representatividade do séc. XXI, os “fiscais da coerência” têm feito um desserviço à democracia. São tão infantis quanto uma criança de 5 anos e fazem parecer que o Brasil é um grande jardim de infância. Crianças birrentas, que se perdem no meio da má-criação e já não conseguem mais saber por que estão brigando.

Infelizmente, muitos agentes políticos, aprisionados pela busca de seguidores, acabam sucumbindo aos desejos infantis desses “fiscais”. Não percebem que quando se é (in)coerente para atender o outro, acabam se munindo de narrativas vazias e malabarismos retóricos para justificar sua infidelidade com suas próprias convicções. Ou seja, o indivíduo busca tanto ser coerente para a massa que acaba se tornando um instrumento de marketing, impotente e irrelevante.

Eu espero mais do meu país. Infelizmente tenho que concluir que sem que os eleitores saibam cobrar e fiscalizar por algo realmente relevante, continuaremos afogados em populistas que só dialogam com um público respaldados por marqueteiros e estrategistas, sem qualquer relação com o trabalho por um país melhor.

Finalizo com uma frase do insubstituível Nelson Rodrigues, que ao entender que a coerência nada mais é que um processo de autoconhecimento em busca do seu propósito, escreveu: “toda coerência é, no mínimo, suspeita.”

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?