fbpx

Queremos nos desenvolver como nação?

Compartilhe

*Richard Sacks

Sempre é oportuno repensar o papel do estado. Diferentemente do que a maioria da população acredita, muito por questões de ordem cultural, de que é papel do estado prestar inúmeros serviços, tenho convicção de que o povo seria muito mais feliz e bem atendido se tais obrigações fossem retiradas de suas mãos. Contrariando essa cultura de mais de séculos, não tenho a menor dúvida de que o real papel do estado deve ser apenas e tão somente o de garantir a todos os direitos individuais fundamentais, tais como direito à vida, direito à liberdade e direito à propriedade.

É um grande avanço quando vejo governantes buscando fazer PPPs, concessões ou desestatizações, entregando as mais diversas atividades para a iniciativa privada, como é o caso de estradas, energia elétrica, portos e aeroportos, mesmo quando feito por necessidade, e não por convicção. Atualmente alguns políticos já estão se dando conta de que, primeiro, eles não têm mais dinheiro para investir em tais setores, e segundo, que eles também não têm a mínima competência para administrar. Agora me pergunto: se eles não têm capacidade de cuidar dessas áreas, por que teriam com a prestação de serviços como saúde e educação?

[wp_ad_camp_1]

Ora, se energia, estradas, portos e aeroportos, que são serviços importantes e necessários para a sociedade, podem e devem passar para a iniciativa privada, que sabidamente presta um melhor serviço e atendimento, com resultados econômicos bem mais em conta, mais do que nunca a educação e a saúde devem ser desestatizadas e transferidas, cada uma com suas regras específicas, para a iniciativa privada.

Vejamos que não estou propondo uma extinção dos serviços, e sim uma parceria-público-privada ou concessão de tais, que continuariam públicos, porém prestados pelo setor privado, de forma mais eficiente e barata para o pagador de impostos. Toda população continuaria tendo acesso, mas com cuidados, atendimentos e ensinos de qualidade.

Quando os governantes e o povo amadurecerem suficientemente a ponto de entender que esse é o caminho, que, além de mais eficiente, é mais econômico, começaremos a nos desenvolver como nação. E deixaremos de ser ludibriados e roubados pelo estado, sendo obrigados a pagar impostos sem nunca ter o devido serviço em troca.

*Richard Sacks, empreendedor e associado do IEE.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal.

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?