fbpx

Por que privatizar a INFRAERO

Compartilhe

*Ítalo Cunha

“Não há, nem nunca houve nenhuma proposta para privatização da Infraero”, o Ministro Quintella foi ágil em negar qualquer rumor nesse sentido, afirmou que a Infraero tem 44 anos e é fundamental para a infraestrutura do país.

Para o ministro, uma empresa pública é imprescindível, afinal é um setor estratégico para o crescimento. Mas é mesmo?

A missão da INFRAERO, cujo site nem certificado de segurança tem, é garantir a segurança, o conforto e o bom atendimento nos 43 aeroportos que opera, no entanto, apesar de ser uma das três maiores operadores aeroportuárias do mundo, pegar um avião no galeão já atesta a qualidade do serviço.

[wp_ad_camp_1]

Ao não buscar o lucro, a Infraero tem suas prioridades confundidas, não é mais uma empresa para dar ótimo serviço aos viajantes, mas sim para empregar conchavos políticos e pagar salários altíssimos.

Entre 2013 a 2019, o Tesouro Nacional gastou R$13,1bi com a capitalização da Infraero, quase metade disso, R $5,6 bi, foram aportados diretamente nas concessionárias. É o preço que pagamos por não privatizar, e sim conceder, os aeroportos, agora temos o estado sócio das administradoras.

O problema aí é que empresa pública não quebra, quando dá prejuízo ganha mais dinheiro.

Entre 2015 e 2019 a Infraero teve um prejuízo de 6,4 bilhões de reais, nós estamos pagando o prejuízo das concessionárias para manter uma empresa que só toma, nada devolve, estatal.

Uma forma simples de privatizar a Infraero, e todas as estatais, é realmente as entregando para o Povo.

Vamos socializar a empresa por meio de um grande IPO onde a população interessada possa adquirir a maioria do capital da Infraero, e consequentemente 49% de diversas concessionárias no brasil afora, garantir que ao menos dividendos a empresa pague.

No entanto, o Ministro está certo em um ponto: o Brasil é realmente um país gigantesco e precisa de recursos para a infraestrutura.

Privatizar a INFRAERO é dar um passo em direção a mais dinheiro, recurso e atenção no setor de infraestrutura aérea brasileiro. Hoje, o que a infraestrutura entrega para a população? Nem dividendos a empresa paga mais, desde 2013.

Com a privatização a Infraero poderia focar em acertar suas contas e das concessionárias, captar com entes privados, e aí entregar resultados.

A própria administração da empresa ganharia mais agilidade, pois não precisaria fazer licitações, poderiam demitir funcionários com mais facilidade e tomar as decisões rápidas e difíceis, necessárias ao setor aeroportuário em época de pandemia.

A privatização é na verdade o que vai entregar o que o ministro busca ao mudar o objetivo pelo qual a empresa existe.

Empresas estatais existem para servir ao estado, para manter apenas o estado, empresas privadas existem para servir o consumidor, seus desejos e dores, e assim entregar dedicação, qualidade e solidez que vão coroar 40 anos de história e evolução.

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?