fbpx

O impeachment está banalizado?

Compartilhe

ÍTALO SOUZA CUNHA

Faz menos de 5 anos que ouvimos a população se organizar, pressionar seus representantes e tirar do poder uma presidente por meio do impeachment. 

Dilma cometeu crimes de responsabilidade, e apesar disso, os crimes não foram seu maior erro, a presidente escolheu se isolar, não dialogar, não ceder, até que qualquer ação sua tornou-se inócua. 

Não devemos ser cínicos, mas nós sabemos que o maior peso para o impeachment não é o crime de responsabilidade, mas a vontade que os representantes, na Câmara e no Senado têm de retirar o presidente de seu cargo.

O Impeachment no Brasil é um processo essencialmente político e constitucional, é o processo, e o consequente afastamento do agente político, se for o caso, quando este cometer atos que são contrários aos interesses públicos. 

[wp_ad_camp_1]

O crime de responsabilidade é mera formalidade, é um requisito NECESSÁRIO e obrigatório, mas não motivante para o processo de impeachment.

Não só o público o entende como um requisito para o processo, sem relação de causa e efeito, mas assim é compreendido pelos próprios políticos, isso é porque o processo de impeachment no brasil não é criado para punir. 

O Impeachment brasileiro tem o objetivo de afastar o agente, impedir que cause mais dano, e como sanção aplica, a depender da votação no ato do impeachment, a perda dos direitos políticos no processo. 

É uma medida de salvaguardar o interesse público de que o dano gerado, ou tentado, pelo agente afastado não irá se repetir por um tempo razoável, não sendo, portanto a perda dos direitos políticos, absoluta.

Não devemos ser cínicos, mas nós sabemos que o maior peso para o impeachment não é o crime de responsabilidade, mas a vontade que os representantes, na Câmara e no Senado tem de retirar o presidente de seu cargo.

Nesse caso o nosso remédio máximo constitucional vem se assemelhando à moção de desconfiança do parlamentarismo inglês, onde o governo é dissolvido pela incapacidade de formar maioria e garantir o consenso na casa legislativa. 

Nós não temos essa opção no Presidencialismo, há apenas o impeachment. E isso deve nos levar a algumas indagações. 

A primeira delas é, por que o Brasil não é um país verdadeiramente federalista? 

Ora, nós somos um país absolutamente continental, e tudo o mais que você cansou de escutar. Por que ainda centralizamos o poder em Brasília? E, centralizando esse poder em Brasília, por que ainda temos tão poucas possibilidades de mudar o curso do país quando uma crise como essa se aplica? 

Bom, nós meio que já vivemos em um parlamentarismo, como sempre, à brasileira

[wp_ad_camp_1]

Esse é o “presidencialismo de coalizão”, adotado, em meio aqueles soluções do destino que assolam o Brasil, pela Constituição de 1988. Reúne os pontos principais: 1. mescla características do sistema presidencialista e parlamentarista e 2. a multidão de partidos políticos que formam a base governista ou de oposição do Poder executivo. 

Parece confuso? Sim, porque é. Basicamente, como aponta Sérgio Abranches, o poder constituinte originário, ou seja, aquele que escreve a constituição, não conseguiu chegar a um consenso sobre como deveria ser o sistema político brasileiro, gerando assim, mais uma de nossas jabuticabas. 

Com esse sistema, que quer ser todos mas não é um, percebemos na prática um conflito entre os papéis institucionais, principalmente quando o mais proeminente deles, o presidente da República, simplesmente se abstém de agir como tal. 

Por exemplo, foi necessária a interferência de um ex-presidente, grande constitucionalista, diga-se de passagem, para que a China aceitasse exportar insumos para a elaboração da vacina, condenada pelo senhor presidente em exercício, e assim viabilizar a imunização da população contra o COVID 19. 

Foi necessária a interferência de um ex-presidente, grande constitucionalista, diga-se de passagem, para que a China aceitasse exportar insumos para a elaboração da vacina

O Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diversas vezes teve de conversar com chefes de Estado e embaixadores para remendar as relações pisoteadas pelo Presidente e seus ogros.  

O Governador do Estado de São Paulo tomou a frente para garantir a vacinação de seus cidadãos, isto porque o presidente da República tomou todas as atitudes possíveis para impedir o início da vacinação no Brasil, preferindo defender o uso de medicamentos não comprovados. 

É cristalino que Bolsonaro não quer ser presidente, não seria mais fácil que nós pudéssemos ajudá-lo a se livrar desse problema? 

Em um sistema parlamentarista basta o voto de desconfiança contra o Primeiro Ministro que inicia-se a votação para entender se este permanecerá no cargo ou terá seu governo dissolvido e substituído por outro, muitas vezes do mesmo partido. 

[wp_ad_camp_1]

Esse indefinição de sistema levou a existência de um parlamentarismo informal, que infelizmente não tem a moção de desconfiança para retirar do cargo um chefe de governo que não mais deseja atuar como tal. Isso faz com que cogitemos usar a única ferramenta que temos: o impeachment. 

Não é surpresa que este surja na mesa, toda vez que um governo flagrantemente incompetente comece a atuar, principalmente um que gerou 23 possíveis crimes de responsabilidade, inclusive ameaçando a democracia e as instituições brasileiras quase diariamente. 

Que outra alternativa há ao impeachment? Seu uso reiterado, mas não banal, é o sintoma de que nós precisamos escolher um sistema político adequado, que permita a retirada de payers danosos sem tamanho terremoto institucional. 

Hoje, infelizmente, a escolha pelo impedimento e retirada não é uma escolha, e sim uma imposição do próprio Bolsonaro sobre o país, que como disse Ayres Britto, deve sempre escolher a Constituição como Presidente. 


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?