fbpx

Quem é IFL-SP?

Compartilhe

*Sergio Brasil Tufik

Em 2020, fomos chacoalhados pela pandemia do coronavírus, que, em pleno século XXI, fez o mundo parar e cada indivíduo ficar recluso em sua casa. Essa realidade expôs as várias fragilidades da humanidade e acentuou as suas diferenças. Neste sentido, sistemas e governos foram colocados à prova e suas ineficiências e debilidades tornaram-se evidentes.

Nosso país certamente se destacou negativamente perante o vírus. O Estado foi lento para responder, não houve coordenação entre as esferas federal, estadual e municipal, e os discursos completamente desalinhados de nossos “líderes” colaboraram para uma situação deplorável. O Brasil depositou grande parte de sua esperança nas mãos de burocratas que, desorientados, não conseguiram orientar a população, nem elaborar uma solução para os problemas. Pior do que isso, nossa nação não facilitou em nada a vida de pessoas que se dispuseram a ajudar e a fazer a diferença positiva diante deste mar de tragédias, especialmente profissional de saúde e empreendedores.

[wp_ad_camp_1]

Embora a realidade brasileira não seja um romance escrito por Ayn Rand, bem que poderia. Pessoas com estabilidade no poder público, criaram normas burocráticas infindáveis que reduziram o bem-estar social e fortaleceram a disseminação do vírus. Por exemplo, restringiram os horários de circulação dos meios de transporte público e de funcionamento dos shopping centers, aglomerando um grande número de pessoas; aumentaram os impostos como IPTU e ICMS, para falir os negócios que mal puderam abrir durante o ano; optaram pela compra de medicações ineficazes contra Covid-19, ao invés de vacinas; e claro, aumentaram seus próprios salários, distribuíram latas de leite condensado e encheram a mesa de lagostas e vinhos premiados internacionalmente, porque ninguém é de ferro. E onde estavam os empreendedores? Onde estavam os John Galt?

Bem, muitos empreendedores estavam se esforçando e investindo capital e tempo para desenvolver vacinas, tendo que implorar por aprovações ao redor do mundo, da mesma forma que John Galt criou um gerador de energia com capacidade e potência inigualáveis em A revolta de Atlas. Outros estavam desenvolvendo planos audaciosos, como levar seres humanos para o espaço em espaçonaves reutilizáveis, assim como Dagny Taggart e Henry Rearden colocavam um sofisticado trem para andar sobre trilhos feitos de um metal revolucionário no romance de Ayn Rand.

Em comum, todos os citados têm pensamentos liberais, colocando o cidadão e sua liberdade acima de tudo. E é exatamente isso que defende o IFL-SP: somos uma associação sediada na cidade de São Paulo, cujo objetivo é formar cidadãos empreendedores capazes de transformar o mundo em um lugar mais próspero através da valorização da liberdade individual. Somos um conjunto de pessoas motivadas a transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida da população, semelhante ao reduto de empreendedores que John Galt criou. Também em 2020, o IFL-SP lançou a campanha “Quem é John Galt?” para despertar o interesse da sociedade sobre a reflexão de que o indivíduo e sua capacidade empreendedora precisam ser valorizados, exatamente quando a conjuntura nacional e internacional deixava incrivelmente explícito este fato. Além disso, essa campanha foi vinculada ao 7º Fórum Liberdade & Democracia, organizado pelo próprio Instituto e que teve como tema central o “pioneirismo”, mais uma vez exemplificando a capacidade transformadora de cada um de nós.

Desta forma, em sincronia indubitável com o romance, a nossa realidade vem nos mostrando que depender e apostar todas as fichas na mão de pessoas que muito regulamentam, mas pouco geram valor para a sociedade, não é uma postura recomendável. Para sairmos da situação complicada em que nos encontramos, precisamos valorizar o indivíduo. O brasileiro é nitidamente criativo e empreendedor, então é fundamental que o Estado dê asas para esse potencial, tratando bem quem se arrisca para fazer algo diferente, e não que o reprima e corte suas asas. Caso contrário, teremos cada vez menos empreendedores e, consequentemente, menos chances de evoluirmos como nação. Precisamos aproveitar e emponderar os John Galts enquanto eles ainda estão por aqui. O IFL-SP é um berço para esses líderes que buscam a esperança de uma sociedade mais livre, justa e desenvolvida.

*Sergio Brasil Tufik é associado do IFL-SP, médico neurorradiologista pela USP e pós-graduado em administração pela FGV. Membro do conselho administrativo da Alliar e co-fundador do Vöiston.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal. 

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?