fbpx

A luta pelo Brasil

Compartilhe

KARIM MISKULIN*

O Brasil é um país preparado para enfrentar os desafios de uma economia global instável e incerta. Somos o país mais sólido da América Latina, temos instituições fortes e consolidadas, atacamos de maneira decisiva a corrupção e vivemos uma democracia plena em que todos têm vez e voz.

Mas este é um momento de grande instabilidade. Os efeitos do novo coronavírus exacerbou a complexidade do ambiente, o que demanda grande capacidade das lideranças brasileiras em suavizar a travessia e não criar ruídos desnecessários.

Os efeitos decorrentes da doença não podem ofuscar o fato de que o país fez uma reforma da previdência ampla, está discutindo mudanças profundas no sistema tributário, simplificou a burocracia econômica e fomentou o empreendedorismo. Precisamos seguir avançando para aprovar reformas que vão tornar nossa economia ainda mais forte. É o momento de valorizar as conquistas e de se unir para avançar em direção a um cresciemnto ainda maior do Brasil. Não só, é hora de manter o rumo correto da história, com um ambiente mais transparente e com a política mais afinada aos anseios da população.

[wp_ad_camp_1]

Todos temos de ter em mente que o Brasil precisa da racionalidade irrestrita de seus líderes. O governo federal tem um time de primeira linha e capacitado para garantir que os efeitos da crise mundial sejam menores aqui. Temos credibilidade para atrair investimentos e aumentar nossa competitividade no mundo.

Com a liderança do ministro Sergio Moro, tivemos a maior operação de combate à corrupção do mundo. A violência está sendo enfrentada de maneira decisiva e sem medir esforços. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, terá papel importantíssimo na abertura de mercados e no impulso aos exportadores. Sob o comando do ministro Paulo Guedes, temos uma das mais qualificadas equipes econômicas do hemisfério sul. E no Congresso, liderado pelo deputado Rodrigo Maia e pelo senador Davi Alcolumbre, temos a chance de maior protagonismo da população e menos prevalência de pequenos interesses.

Todos temos de ter em mente que o Brasil precisa da racionalidade irrestrita de seus líderes. O governo federal tem um time de primeira linha e capacitado para garantir que os efeitos da crise mundial sejam menores aqui.

Mas para tudo isso é preciso haver uma compreensão de toda a sociedade com o momento difícil. De todos os lados, é preciso entender que o brasileiro deve ser protagonista nas transformações do país. Trabalho e união devem andar juntos para o país mais forte e estável. Nós empresários precisamos contribuir e escrever um novo capítulos na história, com otimismo, resiliência e parceria com o setor público. E, na política, não podemos mais permitir ações baseadas no obscurantismo, na falta de transparência e em visões individualistas.

Gostem ou não, o presidente Jair Bolsonaro criou um novo capítulo na política brasileira. Estabeleceu nova dinâmica com o eleitor de forma absolutamente espontânea, sem filtro e sem fantasia de marqueteiro. Ele é direto no diálogo com a população. É uma nova cultura política que emerge e que precisa ser respeitada.

Temos, portanto, um ambiente capaz de enfrentar todas as dificuldades adiante. Não podemos nos desmobilizar. É o momento de fortalecer as instituições e confiar nos nossos líderes. Com eles teremos a chance de fazer o país crescer, gerar emprego e riqueza. Tornaremos a economia mais dinâmica, menos burocrática e empreendedora. É por esse Brasil que luto todos os dias.

*Cientista política, diretora-executiva do Grupo Voto e presidente do Movimento Brasil de Ideias

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?