fbpx

Democratas apoiando Trump?

Compartilhe

A política ainda te surpreende? A mim não, há muito tempo.

Dado o avanço nos casos de infecção e fatalidades dos EUA acerca do COVID-19, o presidente Trump, orientado por sua equipe de “força-tarefa” da qual Mike Pence é o líder, decidiu finalmente respeitar o princípio federativo da Constituição Americana e “jogar a bola” para os governadores.

A decisão, a princípio, parece uma troca de favores no melhor estilo “Olha, você abre a economia como achar melhor, eu te ajudo com insumos para tratamento dos doentes e você vem aqui na Casa Branca e me elogia, ok?”. Realmente é o que está acontecendo.

[wp_ad_camp_1]

Sem poder circular pelo país realizando a promoção da reabertura econômica, Trump tem convidado governadores de ambos os partidos a visitar a Casa Branca, com objetivo de realizar reuniões e tirar fotos para a imprensa, sempre em clima descontraído e otimista. O roteiro das reuniões aparentemente é sempre o mesmo: o presidente elogia os governadores, eles agradecem pela “enorme ajuda” do Governo Federal, Trump conta uma piada sobre o governador testar negativo e então posam para os flashes. Nas últimas três semanas, Trump se reuniu com 10 governadores.

Agora, o que se vê são elogios, muito sinceros para não se dizer o contrário.

A princípio parece que a guerra de narrativas se esvaiu, principalmente após orientações de sua equipe de campanha sobre os prejuízos que os ataques poderiam causar à sua reeleição – como se ninguém soubesse disso. Agora, o que se vê são elogios, muito sinceros para não se dizer o contrário. A bajulação é tanta que até o governador Democrata de New Jersey, Phil Murphy, deu a seguinte declaração em uma visita ao Salão Oval: “Não poderíamos estar progredindo sem você e seu governo […] Agradecemos por tudo”. É muito amor, né gente?!

E o que um sujeito em plena campanha eleitoral faz com esse apoio da suposta oposição? Usa como capital político, óbvio! A campanha de Trump não perdeu tempo e lançou anúncio com clipes de governadores Democratas elogiando o presidente, além de um outro vídeo com dois governadores de ambos os partidos. E claro, elogios e mais elogios nas redes sociais. Enquanto Trump ganha os governadores, a oposição direta (Biden, Pelosi, Warren e Sanders) mantém seus ataques e permanecem destilando seu ódio ao presidente – para o nicho eleitoral destes, talvez ainda seja a melhor estratégia.

A verdade é que, independente da politicagem, esse momento de “paz-forçada” entre presidente e governadores tende a amenizar a sensação de polaridade no país, o que tranquiliza de certa forma a população, mostrando um propósito comum: o bem estar dos cidadãos americanos. Sem contar que Trump, brilhantemente, projeta a responsabilidade de reabertura e afrouxamento de lockdown diretamente nos estados. Ele corre o risco de ser responsabilizado? Sim, corre. Mas a narrativa já está assinada, selada e entregue.

Trump sai vitorioso politicamente, a despeito do cenário.

Foto: Reprodução/The White House

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?