Democratas apoiando Trump? - Coluna da Mafê - Boletim da Liberdade
PUBLICIDADE

Democratas apoiando Trump?

14.05.2020 09:20

A política ainda te surpreende? A mim não, há muito tempo.

Dado o avanço nos casos de infecção e fatalidades dos EUA acerca do COVID-19, o presidente Trump, orientado por sua equipe de “força-tarefa” da qual Mike Pence é o líder, decidiu finalmente respeitar o princípio federativo da Constituição Americana e “jogar a bola” para os governadores.

A decisão, a princípio, parece uma troca de favores no melhor estilo “Olha, você abre a economia como achar melhor, eu te ajudo com insumos para tratamento dos doentes e você vem aqui na Casa Branca e me elogia, ok?”. Realmente é o que está acontecendo.


PUBLICIDADE


Sem poder circular pelo país realizando a promoção da reabertura econômica, Trump tem convidado governadores de ambos os partidos a visitar a Casa Branca, com objetivo de realizar reuniões e tirar fotos para a imprensa, sempre em clima descontraído e otimista. O roteiro das reuniões aparentemente é sempre o mesmo: o presidente elogia os governadores, eles agradecem pela “enorme ajuda” do Governo Federal, Trump conta uma piada sobre o governador testar negativo e então posam para os flashes. Nas últimas três semanas, Trump se reuniu com 10 governadores.

Agora, o que se vê são elogios, muito sinceros para não se dizer o contrário.

A princípio parece que a guerra de narrativas se esvaiu, principalmente após orientações de sua equipe de campanha sobre os prejuízos que os ataques poderiam causar à sua reeleição – como se ninguém soubesse disso. Agora, o que se vê são elogios, muito sinceros para não se dizer o contrário. A bajulação é tanta que até o governador Democrata de New Jersey, Phil Murphy, deu a seguinte declaração em uma visita ao Salão Oval: “Não poderíamos estar progredindo sem você e seu governo […] Agradecemos por tudo”. É muito amor, né gente?!

E o que um sujeito em plena campanha eleitoral faz com esse apoio da suposta oposição? Usa como capital político, óbvio! A campanha de Trump não perdeu tempo e lançou anúncio com clipes de governadores Democratas elogiando o presidente, além de um outro vídeo com dois governadores de ambos os partidos. E claro, elogios e mais elogios nas redes sociais. Enquanto Trump ganha os governadores, a oposição direta (Biden, Pelosi, Warren e Sanders) mantém seus ataques e permanecem destilando seu ódio ao presidente – para o nicho eleitoral destes, talvez ainda seja a melhor estratégia.

A verdade é que, independente da politicagem, esse momento de “paz-forçada” entre presidente e governadores tende a amenizar a sensação de polaridade no país, o que tranquiliza de certa forma a população, mostrando um propósito comum: o bem estar dos cidadãos americanos. Sem contar que Trump, brilhantemente, projeta a responsabilidade de reabertura e afrouxamento de lockdown diretamente nos estados. Ele corre o risco de ser responsabilizado? Sim, corre. Mas a narrativa já está assinada, selada e entregue.

Trump sai vitorioso politicamente, a despeito do cenário.

Foto: Reprodução/The White House


PUBLICIDADE