fbpx

As faces do totalitarismo

Compartilhe

Repudiar o Nazismo é o que se espera de seres humanos com o mínimo de dignidade e racionalidade.

Esse tipo de afirmação dificilmente gera algum tipo de discussão. Tente fazer o mesmo com relação ao socialismo e você será bombardeado pelos estandartes da virtude sempre cheios da razão. 

É uma razão aleatória, cultivada no mundo da fantasia, da preguiça e da inveja. 

Não suportando o embate com a realidade, os socialistas encontram nos corações ressentidos a terra fértil para cultivar os seus devaneios e, assim, alimentar a imaginação de mentes frágeis e irresponsáveis.

Condenar o Nazismo e acolher o socialismo é uma contradição de base porque ambos são regimes totalitários, de exclusão, de morte. 

Os que querem contrapor os dois regimes se escondem atrás da mentira que o socialismo nunca foi implementado e que atrocidades feitas em seu nome são fruto das distorções dos líderes da ocasião. Mentira. 

O socialismo está baseado na ideia da luta de classes: burgueses (empresários que geram emprego) e proletários (trabalhadores assalariados). A luta decorre, para eles, da inevitável exploração do proletariado pela burguesia. 

É preciso, portanto, vencer a burguesia. Aniquilá-la.

Mas não é só isso. 

No Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels condenam o modo de vida burguês: a família, a religião, a lei e tudo o que se desenvolve em meio ao regime da propriedade privada (regime burgês):

“E é a abolição de semelhante estado de coisas que a burguesia chama de abolição da individualidade e da liberdade. E com razão. Porque se trata efetivamente de abolir a individualidade, a independência, a liberdade burguesas. Vocês nos recriminam porque queremos abolir a sua propriedade. Na verdade, é exatamente isso que queremos.”

A luta de classes é o pano de fundo, a desculpa esfarrapada, para a construção de uma nova ordem social. Hitler usou o antissemitismo para justificar o seu projeto criminoso.

A violência é a condição sine qua non para a implementação desses anseios totalitários. 

Aliás, Karl Marx não escondeu de ninguém a necessidade da violência para a escalada do proletariado. 

Nazismo e Socialismo são faces do totalitarismo e isso não vai mudar só porque você quer ou porque o seu professor só te contou parte da história.


Foto: Ilustração enviada pela autora

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?