fbpx

Nova Indústria Brasil: riscos de um passado repetido

Compartilhe

Por Rafael Moredo*

Ano vai, ano vem, e as gestões do PT parecem não aprender com os próprios erros e não observar as experiências de países que deram certo. Assim como em sua gestão anterior, o presidente Lula ressuscita a ideia de “resgatar a indústria nacional” com o programa Nova Indústria Brasil, alocando expressivos R$ 300 bilhões para impulsionar o setor por meio de créditos e subsídios. Contudo, à luz de experiências anteriores e práticas internacionais, é crucial questionar se essa abordagem, apesar de bem-intencionada, é a mais eficiente para impulsionar a indústria brasileira.

Programas emblemáticos como o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), promovido pelo BNDES, oferecem lições valiosas sobre a inadequação de simples injeções financeiras para assegurar prosperidade em longo prazo. A constatação de resultados insustentáveis revela a necessidade imprescindível de abraçar estratégias mais inovadoras e flexíveis.

Em vez de seguir o modelo tradicional, é imperativo adotar abordagens que verdadeiramente promovam a competitividade e estimulem a inovação de maneira consistente.

Observando experiências de outros países, podemos analisar o modelo chinês, que torna evidente que o país não seria capaz de se desenvolver com a velocidade em que cresceu com o Estado enrijecendo a economia. Apesar da presença do Estado ainda ser forte por lá, a criação de um ambiente de mercado dinâmico foi crucial para promover a competição e estimular a inovação. O desenvolvimento abrupto da indústria chinesa só se acentuou após a adoção de medidas que incentivaram uma competição saudável e permitiram a participação privada, tornando possível a determinação de vencedores e perdedores, impulsionando a competição e a eficiência econômica.

Ainda na Ásia, podemos olhar para outro país que vem chamando atenção da comunidade internacional: a Índia. O governo indiano passou a implementar reformas econômicas voltadas para a liberalização a partir dos anos 1990. Antes dessas reformas, a Índia mantinha uma economia altamente regulamentada e protecionista. Com as mudanças adotadas, o país abriu seu mercado, reduziu barreiras comerciais e atraiu investimentos estrangeiros. Os resultados foram notáveis, incluindo um aumento expressivo nas taxas de crescimento econômico, expansão significativa do setor de serviços, aumento das exportações e melhorias nos indicadores de desenvolvimento humano. A trajetória da Índia destaca o impacto positivo da liberalização econômica na promoção do desenvolvimento.

Esses exemplos ressaltam a importância de adotar estratégias que valorizem a vitalidade do mercado. A mera dependência de concessões estatais, como proposto pelo programa Nova Indústria Brasil, pode limitar a capacidade de inovação da indústria brasileira. Em vez disso, é imperativo criar um ambiente que fomente a concorrência, estimule a criatividade e permita a adaptação às rápidas mudanças no cenário global.

Examinando experiências nacionais, a adoção do programa federal de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) evidenciou as dificuldades na execução de políticas focalizadas. Muitas críticas a respeito da falta de transparência e da concentração de benefícios emergiram. Escândalos de corrupção, como os observados na Petrobras, destacam como a injeção massiva de recursos estatais pode propiciar práticas corruptas, ao invés de fomentar eficiência e crescimento sustentável. Esses episódios ressaltam a importância de evitar concentração excessiva de poder e recursos em setores específicos, reforçando a necessidade de estratégias econômicas mais abertas, transparentes e orientadas para o benefício coletivo.

Diante das experiências passadas e lições aprendidas, torna-se evidente que a insistência em políticas industriais tradicionais, como proposto pelo programa Nova Indústria Brasil, pode representar um retrocesso para o desenvolvimento econômico do Brasil.

A trajetória de países que adotaram abordagens mais flexíveis, abertas ao mercado e à competição ressalta a importância de estratégias inovadoras. Enquanto programas concentrados, exemplificados pelo Inovar-Auto, enfrentam críticas pela falta de transparência e riscos de corrupção, a busca por políticas mais abertas, transparentes e orientadas para o benefício coletivo emerge como uma alternativa mais promissora.

Assim, é crucial que o Brasil busque caminhos que valorizem a dinâmica do mercado, fomentem a competitividade e incentivem a inovação, afastando-se de abordagens ultrapassadas e trilhando um curso mais alinhado com as demandas do cenário econômico contemporâneo.

*Por Rafael Moredo – Analista de Relações Governamentais do Livres.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?