Durante o Retiro Nacional de Lideranças 2025, realizado em Belo Horizonte, o LOLA Brasil – Ladies of Liberty Alliance promoveu, nesta sexta-feira (5), a sua Assembleia Geral. O encontro foi marcado pela apresentação e aprovação do novo Estatuto Social, consolidando um passo decisivo para a maturidade institucional da organização.
Entre as principais mudanças aprovadas está a definição dos mandatos das lideranças: cada líder de núcleo local terá mandato de um ano, com vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro, enquanto a presidência e vice-presidência nacional passam a ter mandatos de dois anos, garantindo maior estabilidade e continuidade na gestão.
O novo estatuto também estabelece regras mais claras para a composição da diretoria, funcionamento dos núcleos locais e atuação dos conselhos fiscal, de ética e consultivo. Além disso, formaliza princípios já praticados pela rede, como a defesa da liberdade individual, do livre mercado e da igualdade de oportunidades, e reforça o compromisso com a formação de mulheres líderes dentro e fora da política.
Para a presidente do LOLA Brasil, Letícia Barros, a aprovação do estatuto representa um marco de organização e credibilidade: “O Retiro de Lideranças é o evento mais esperado do ano no LOLA. É o momento no qual reunimos nossas principais líderes para trocar experiências, treiná-las e passar tempo juntas. É um evento intimista que foca em cada uma individualmente e busca ser um espaço não só de treinamento, mas também de fortalecimento de laços e acolhimento. Estou muito feliz de estar liderando o Retiro esse ano e de tudo o que estamos construindo e plantando com cada líder representando as cinco regiões do Brasil.”
Já Nena Whitfield, presidente global da Ladies of Liberty Alliance, ressaltou que a experiência brasileira é referência internacional: “A LOLA Brasil é, até agora, o único capítulo que mostrou de forma tão clara o quanto leva a sério a independência e a sustentabilidade da organização. Desde o início, vocês têm trabalhado para construir uma estrutura sólida, organizando-se legalmente, buscando reconhecimento dentro do governo, procurando fundos doados de forma autônoma e sempre tentando melhorar. Isso é um exemplo para todas as outras regiões.”
Com mais de 1.200 associadas e núcleos ativos em cidades como Vitória, Belém, Recife, Manaus, Curitiba, Goiânia, Natal, Rio de Janeiro, Uberlândia, Poços de Caldas, Florianópolis e Porto Alegre, o LOLA Brasil mostra que está preparado para dar o próximo passo em sua trajetória: alinhar seu crescimento à institucionalidade necessária para garantir sustentabilidade e impacto de longo prazo.