fbpx

Regulação de aplicativos: você é livre para pagar impostos

Compartilhe

Por Raul Kazanowski da Silva*

No dia 2 de março, o presidente da República enviou ao Congresso uma proposta legislativa para regular o serviço de motoristas de aplicativos. Dentre as medidas, há modulação de jornada, instituição de salário mínimo, previsão de reajustes periódicos e – obviamente – a criação de sindicatos e a necessidade de “contribuição” para a Previdência. 

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, a medida fará com que os motoristas tenham “todos os direitos” que o INSS assegura – ao custo de uma “contribuição” de R$ 279 milhões mensais.

O estranho da justificativa é que, para ter “todos os direitos”, não seria necessária uma nova legislação. De acordo com o próprio governo, 23% dos motoristas já contribuem para a Previdência, de modo a assegurar “todos os direitos” do INSS. Isto é, o “direito” sempre esteve ao alcance daqueles que desejam. 

Com a nova legislação, aqueles motoristas que não querem serão obrigados a “contribuir” para ter “direitos” que eles já poderiam acessar se quisessem. Essa confusão etimológica joga luz sobre a real natureza do Estado: uma entidade parasitária, inimiga da inovação, cuja única missão é o próprio sustento à custa do confisco da produtividade alheia.

Lembremos que o transporte por aplicativo surgiu como alternativa à ineficiência estatal: o transporte público – como todos os serviços públicos brasileiros – é caro e insuficiente, abrindo margem para que um terceiro supra a demanda reprimida – o que veio a calhar em um país cujo desemprego é constante. 

Porém, o Estado não está interessado em soluções; está interessado em confiscar. Então, o fato de as empresas e os motoristas acordarem voluntariamente sobre a prestação de um serviço que supre uma demanda não é suficiente para o Estado os deixar em paz: é preciso, primeiramente, servir ao propósito da existência estatal.

O fato de a própria categoria dispensar a nova legislação, conforme declarações do diretor da Federação dos Motoristas por Aplicativos, bem como o fato de que 77% dos motoristas escolhem não aderir ao INSS, não parece ser um problema para o Estado: afinal, o benefício ao trabalhador é puro proselitismo, o objetivo é confiscar.

Para além do efeito imediato (menor oferta, maior preço, menos qualidade, frustração da arrecadação e provável fim do serviço como conhecemos), o mais grave é o incentivo negativo, a mensagem que fica: o Estado não está interessado em soluções, em produtividade e inovação; está interessado em que você “contribua”. O recado é claro: no Brasil você não é livre para empreender, você é livre para pagar impostos.

*Raul Kazanowski da Silva, associado do IEE.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?