fbpx

Jornalista português é detido pela PF antes de manifestação bolsonarista

Segundo Sérgio Tavares, os agentes fizeram perguntas específicas sobre Alexandre de Moraes, Flávio Dino, vacinas e sobre o 8 de Janeiro.
Foto: Reprodução

Compartilhe

O jornalista português Sérgio Tavares foi detido pela Polícia Federal (PF) ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos, na manhã deste domingo (25). Tavares veio ao Brasil para cobrir a manifestação na Avenida Paulista convocada por Jair Bolsonaro e foi interrogado por quase 4 horas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Sérgio Tavares relatou que seu passaporte foi retido pela PF e teve que prestar esclarecimentos. Segundo ele, os agentes fizeram perguntas específicas sobre Alexandre de Moraes, Flávio Dino, vacinas e sobre o 8 de Janeiro.

Além disso, o jornalista está no Brasil também para cobrir a audiência pública que vai discutir a obrigatoriedade de vacina para crianças, prevista para esta segunda-feira (26), no Senado. “Um português que veio ao Brasil cobrir a manifestação […] é sujeito a tudo isto, tratado feito um criminoso”.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

O site polonês “Visegrád 24” escreveu que o jornalista passou por interrogatório por publicações relacionadas a urnas eletrônicas e autoritarismo judicial.

Nota da Polícia Federal

Em nota, a Polícia Federal disse que alegação do jornalista é falsa. No entanto, confirmou, logo em seguida, que deteve Sérgio Tavares como “procedimento padrão” e o indagou sobre comentários feitos por ele “sobre a democracia brasileira”. Confira a nota da PF na íntegra:

“Em relação ao vídeo que circula em redes sociais de um cidadão português alegando que foi indevidamente impedido de entrar no Brasil, a Polícia Federal informa que tal alegação é falsa.

A PF está conduzindo o procedimento padrão para avaliar a situação do indivíduo, verificando se ele está no país a turismo ou a trabalho e por quanto tempo pretende permanecer no país, seguindo o protocolo regular de admissão de estrangeiros. Tal indivíduo teria publicado em suas redes sociais que viria ao país para fazer a cobertura fotográfica de um evento. Todavia, para isso, é necessário um visto de trabalho, o que ele não apresentou.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

Além disso, o estrangeiro foi indagado sobre comentários que fez sobre a democracia no Brasil, afirmando que o país vive uma ‘ditadura do Judiciário’, além de outras afirmações na mesma linha, postadas em suas redes sociais. Vale ressaltar que as mesmas medidas são adotadas por padrão na grande maioria dos aeroportos internacionais”.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?