No Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, 122 pessoas vindas do Afeganistão aguardam acolhimento. A prefeitura de Guarulhos identificou dois casos de sarna entre os refugiados, enquanto realiza atendimento emergencial aos afegãos com visto humanitário.
A administração municipal oferece café da manhã, almoço e jantar, além de água e cobertores, além de equipes que estão disponíveis para atender necessidades emergenciais, incluindo svacinas e atendimento médico, conforme comunicado oficial.
As 207 vagas disponíveis pela prefeitura e 50 pelo governo estadual, todas estão ocupadas. O atendimento médico é realizado pelas unidades básicas de saúde da região, e são oferecidos auxílio para documentos como CPF e cursos de português.
Fluxo de Refugiados e Contexto Histórico
Desde 2021, o Aeroporto de Guarulhos tem recebido fluxos de refugiados do Afeganistão, após a retirada das tropas dos Estados Unidos do país, após 20 anos de ocupação. O grupo Talibã retomou o poder nesse período.
A ocupação dos EUA no Afeganistão, iniciada em 2001 após os ataques de 11 de setembro, teve o objetivo de combater o Talibã, acusado de dar abrigo à Al Qaeda. No entanto, o grupo retomou o controle em 2021, reinstaurando um governo fundamentalista.