fbpx

Em Maceió, lei determina que gestantes vejam fotos de fetos antes de aborto legal

O texto tramitou com forte rejeição de entidades feministas, que enxergam a lei como um “constrangimento ilegal a quem busca o serviço”
Lei em Maceió obriga gestantes a verem fotos de fetos antes de aborto legal
Foto: Freestocks/Unsplash

Compartilhe

A Câmara Municipal de Maceió (Alagoas) sancionou, na última terça-feira (19), uma lei que obriga gestantes a terem encontros com equipes de saúde antes de um aborto legal. O objetivo é que as mulheres passem por aconselhamentos antes de realizarem o processo de aborto. O texto detalha que as equipes devem mostrar às mulheres e aos seus familiares o desenvolvimento de fetos semana a semana, com apoio de imagens. Além disso, devem demonstrar por vídeos e imagens os métodos cirúrgicos utilizados para o procedimento abortivo. Entre os métodos estão a aspiração intrauterina, a curetagem uterina e o abortamento farmacológico.

Adoção x Aborto

A Lei exige ainda que as equipes detalhem “todos os possíveis efeitos colaterais físicos e psíquicos decorrentes do abortamento”, e suas consequências. Outra exigência inclui informar as gestantes sobre a opção de adoção pós parto, apresentando programas de acolhimento para recém-nascidos.

Leia também:  Nova lei cria Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental

“Caso a gestante decida por levar adiante a gravidez, mas não queira manter o vínculo materno, a unidade de saúde que esteja lhe acompanhando deverá comunicar à Vara da Infância e da Juventude, com o objetivo de auxiliar e promover a adoção do recém-nascido por famílias interessadas”, diz o texto.

Repercussão em Maceió

O PL é de autoria do vereador Leonardo Dias (PL-AL) e foi aprovado em fevereiro com 22 votos a favor e uma abstenção. Dias justificou a necessidade da lei “para que ela (a gestante) tenha dimensão do ato que vai fazer, seja para a própria saúde mental e física”.

O texto tramitou com forte rejeição de entidades feministas, que enxergam a lei como um “constrangimento ilegal a quem busca o serviço”.

Leia também:  Nova lei cria Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?