fbpx

Milei toma posse como presidente da Argentina

Milei assinou o livro com a frase "Viva la Libertad, Carajo" e fez o juramento oficial
Javier Milei é o novo presidente da Argentina
Foto: Reuters/Agustin Marcarian

Compartilhe

Javier Milei é oficialmente o novo presidente da Argentina. Ele assume com discurso focado na situação econômica e ajuste fiscal duro. Durante a cerimônia de posse, Milei quebrou o protocolo e discursou para a população, destacando os desafios da inflação e pobreza no país.

O novo presidente enfatizou a necessidade de um ajuste fiscal organizado, direcionado ao estado e não ao setor privado. A curto prazo, espera-se uma piora na situação econômica, mas Milei expressou confiança nos frutos do esforço no futuro. A posse contou com a presença de nomes da direita mundial e contou com gestos obscenos da peronista Cristina Kirchner.

Javier Milei assume a presidência da Argentina em cerimônia marcada por gestos simbólicos. No Congresso Nacional, Milei foi declarado presidente antes mesmo de chegar ao local. Durante o trajeto, opositores atiraram um objeto em direção ao carro presidencial. Ao chegar à posse, Milei assinou o livro com a frase “Viva la Libertad, Carajo” e fez o juramento oficial.

Leia também:  Com Milei, Argentina tem primeiro superávit desde 2008

“Juro por estes santos evangelhos desempenhar com patriotismo o cargo de presidente da Argentina e observar fielmente o que determina a constituição da Argentina”. O então presidente Alberto Fernandez passou a faixa presidencial e o bastão, símbolo de poder, para Milei, seguindo a tradição da liturgia de passagem de governo argentina.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, marcou presença na cerimônia de posse do presidente argentino Javier Milei, sendo um dos primeiros a cumprimentá-lo com um abraço no Congresso.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, também esteve presente no evento. Além disso, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro compareceu à posse, acompanhado pelos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; Santa Catarina, Jorginho Mello; e Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Leia também:  Com Milei, Argentina tem primeiro superávit desde 2008

 

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?