Após cinco meses de greve, os estúdios cinematográficos e sindicatos selaram um acordo preliminar neste domingo (24) com os roteiristas em Hollywood. Com prejuízos de mais de US$ 5 bilhões, o setor cinematográfico retomará as produções de cinema, televisão e streaming.
No entanto, o acordo não inclui os atores. O Sindicato dos Roteiristas da América (WGA) fez o anúncio por meio de um uma declaração conjunta com a Aliança de Produtores de Filmes Cinematográficos e Televisão (AMPTP). Ele representa os estúdios, serviços de streaming e empresas de produção.
Pacto
“Isso se tornou possível através da solidariedade duradoura dos membros do WGA e do apoio extraordinário de nossos sindicatos coirmãos que se juntaram a nós nos piquetes por 148 dias”, declarou o WGA.
O acordo, com validade de três anos, precisa de aprovação do conselho do WGA para que seja possível encerrar oficialmente a greve. O sindicato instruiu os roteiristas a aguardarem essa etapa final antes de voltarem ao trabalho, mas deliberou a suspensão dos piquetes com efeito imediato.
Termos
Cerca de 11,5 mil membros do WGA aderiram à greve, iniciada em 2 de maio. Os motivos da paralisação foram questões envolvendo salários e definição do tamanho das equipes de roteiristas em programas de televisão. Além do uso de inteligência artificial na criação de roteiros.
Os termos do acordo não foram imediatamente divulgados, mas, na última greve da categoria, em 2008, o acerto entre as partes foi aprovado por 90% dos membros do sindicato. Por outro lado, o Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA), que representa cerca de 160 mil profissionais de cinema e televisão, ainda negocia o fim da greve.
Atores
Por outro lado, a categoria de cerca de 65 mil profissionais da dramaturgia está em greve desde 14 de julho, com os atores se juntando aos roteiristas nos piquetes e manifestações. Esta foi a primeira vez em que os dois sindicatos realizaram greves simultâneas.
“O SAG-AFTRA parabeniza o WGA pelo acordo preliminar com o AMPTP após 146 dias de incríveis força, resiliência e solidariedade nos piquete. Continuamos comprometidos com o alcance dos termos necessários para os nossos membros.” disse em nota o sindicato dos atores.