fbpx

Medicina e Economia

Compartilhe

Por Marcus Vinicius Dias*

Dos dramas e desafios que um médico pode enfrentar na sua prática diária o câncer é, sem dúvida, um dos mais impactantes de se lidar. Seja pelo fato de ser uma doença que atinge a todas as idades _ desde a mais tenra criança, até ao mais idoso dos bisavôs _ ou pelo fato de trazer consigo um estigma de mortalidade e de sofrimento, o diagnóstico de uma neoplasia maligna abala ao paciente, à família, ao médico e, também ao sistema de saúde.

Lidar com algo sério como isto exige do médico um preparo técnico e humanístico impar, pois a precisão é determinante para o desfecho. Estar atento aos sinais precoces da doença, bem como aos fatores de risco para o seu desenvolvimento, fazem parte da semiologia básica. Do mesmo modo, uma vez feito o diagnóstico, há que se ser exato no estadiamento da doença, ou seja, classificá-la em termos de grau de evolução e prognóstico. E, por fim, instituir o tratamento que seja o mais custo efetivo ou, dito de outro modo, que promova a cura, mudando a história natural da doença, causando o mínimo de efeitos colaterais.

Saber a dose certa e o remédio adequado para cada tipo de câncer não é trivial, por óbvio. Mas ainda mais difícil é saber o momento ótimo para iniciar o desmame até o ponto em que se chega a conclusão de que o tratamento teve êxito e o paciente encontra-se curado. Tratar demais, no dito sábio da vox populi, é o risco inaceitável de se morrer do remédio; tratar de menos é o caminho, trágico, para o retorno da doença, após já se ter passado pelo calvário. Podemos dizer, sem exagero, que dominar esta equação torna o oncologista um profissional diferenciado.

Desafio, também grande, que compete ao economista é enfrentrar a chaga maldita da inflação, que é a corrosão do valor da moeda, com consequente perda de poder de compra e, em última análise, geradora de pobreza social. Numa analogia com a medicina, pode-se dizer que a hiperinflação é um câncer metastático do tecido econômico de uma sociedade que, se não combatido, muitas vezes com medidas heróicas, pode, rapidamente,  levar a um estado terminal todo um país.

Assim como no caso oncológico, a situação inflacionária exige do economista um senso aguçado para reconhecer os pródromos do descontrole de preços e, rapidamente, identificar o problema. Do mesmo modo, há que se instituir um plano terapêutico efetivo, atentar para a evolução do quadro e para a resposta da curva de inflação. E assim como é meticuloso para o médico determinar o remédio a ser prescrito, sua dosagem e seu tempo de uso, igualmente desafiador ao economista é escolher a tática do combate ao câncer da inflação. Mas o drama segue ao ter que decidir quando suspender o tratamento amargo do combate à inflação, sob pena de não causar mais dano ao paciente do que a própria doença.

O Brasil já teve no Ministério da Saúde um economista que se saiu bem frente aos desafios da medicina. Em situação análoga, o Ministério da Fazenda já foi liderado por um médico que enfrentou as chagas da macroeconomia e não fez feio. Na medicina, sinais de melhora em exames de imagem e de laboratório são marcadores da resposta do câncer ao tratamento, mas os sinais clínicos são fundamentais para se intuir sobre qual caminho a doença está tomando. Na economia, indicadores de atividade econômica e de preços ao consumidor, entre outros, são parâmetros importantes para se avaliar a evolução da inflação. E se na medicina temos um remédio com efeitos colaterais como os quimioterápicos, na economia o elixir amargo recebe o nome de taxa de juros. E se para o controle do câncer é fundamental a clínica como preditor de evolução, para a inflação o olhar para o aspecto fiscal torna-se, igualmente, mister. Manter a SELIC baixa frente a uma pressão inflacionária é o equivalente a tratar um câncer com subdose de medicação; na outra ponta, mantê-la por mais tempo do que o necessário para conter a subida de preços pode significar aquela sessão extra de quimioterapia que até elimina o câncer, mas leva junto também o paciente. E, nesse ponto, a máxima médica de que a clínica é sempre soberana é válida também para a economia.

*Médico com MBA em Gestão em Saúde pela USP e Mestrado em Economia pelo IBMEC

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?