fbpx

Governo Lula vive bom momento no Congresso

Compartilhe

O Governo Lula vive um bom momento no Congresso Nacional, com um avanço significativo de pautas importantes e uma melhoria no diálogo entre a base governista e os parlamentares. Nesta semana, a Câmara dos Deputados tem pautado matérias cruciais para o Poder Executivo, incluindo a Reforma Tributária, o Arcabouço Fiscal e as alterações no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Para o governo, a aprovação dessas medidas no primeiro semestre é fundamental para consolidar as políticas propostas pela gestão Lula.

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é defendida pelo governo federal, apesar do baixo envolvimento do presidente Lula. Contudo, conta com os esforços do presidente da Câmara Arthur Lira (PP/AL). Trata-se de uma simplificação do sistema tributário brasileiro, demanda antiga cuja concretização traria inúmeros benefícios para o país, como a redução da burocracia, o estímulo ao investimento e a melhoria do ambiente de negócios. A construção do acordo não se mostra fácil e a votação pode ser adiada por pressão de grupos de interesses, governadores e prefeitos, mas é inegável que a pauta tem avançado.

Novo Arcabouço Fiscal

Apesar de ser visto com ressalvas por agentes do mercado, a aprovação do novo arcabouço é apontada como necessária para garantir alguma previsibilidade das contas públicas. O texto foi alterado ao ser aprovado no Senado Federal atraindo críticas de lideranças da Câmara, fazendo com que Lira ressaltasse a importância de aprimorar o texto, retirando exceções que foram abertas. Contudo, é questão de tempo para ser votado e aprovado.

Volta do Voto de qualidade no Carf

Tratado como temática essencial do Governo Lula, o projeto que retoma a volta do voto de qualidade no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) foi alvo de negociação para deixar a medida provisória caducar e ser enviado projeto de lei com a mesma redação. Tem se buscado um acordo entre os parlamentares que boa parte do texto seja alterada, mas ao final aprovado.

Outros projetos e novos diretores do Banco Central

Outros dois projetos com o apoio do governo avançaram em comissões do Senado Federal. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) aprovou nesta 4ª feira (5) o PL 4.188/2021, conhecido como Marco Legal de Garantias.

Também avançou nesta terça (4) na Comissão de Infraestrutura (CI) o projeto que cria as debêntures de infraestrutura, a serem emitidas por concessionárias de serviços públicos. Ele tramitava desde 2020 e também conta com o apoio do Governo.

Também na terça a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal realizou as sabatinas das duas indicações do presidente Lula para assumir diretorias do Banco Central. Na sequência, o plenário da Casa aprovou os nomes de Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, para assumir a Diretoria de Política Monetária, e de Aílton Aquino, auditor-chefe do Banco Central, para a Diretoria de Fiscalização.

Considerações finais

O Governo Lula tem buscado fortalecer suas relações com os poderes legislativos, o que tem se refletido em importantes vitórias obtidas nas últimas semanas. As conquistas são fundamentais após diversas derrotas ao longo do primeiro semestre, especialmente considerando a relação anteriormente estremecida entre Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG). Mesmo com algumas alterações na redação do projeto do Carf e do Arcabouço Fiscal, ou ainda adiamento da votação da PEC 45/2019, a conjuntura mostra que houve um fortalecimento das ações do governo no Congresso ao final do primeiro semestre após muita dificuldade inicial.

*Por Luan Sperandio, analista político e conselheiro do Ranking dos Políticos; Tales Pauletti é Coordenador de Relações Governamentais do Ranking dos Políticos.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?