fbpx

O que indivíduo constrói, a caneta destrói

Compartilhe

*Caetano Roberti

“Quando crescemos, nos é dito que a vida é do jeito que é e que devemos viver tentando não causar muita confusão… tentar ter uma vida em família, uma vida divertida e guardar um pouco de dinheiro. Mas essa vida é bem limitada. A vida pode ser muito mais ampla quando você descobre um simples fato. Tudo ao seu redor que você chama de vida foi feito por pessoas que não eram mais inteligentes do que você. E você pode mudá-la, você pode influenciá-la, você pode construir suas próprias coisas que outras pessoas podem usar.” – Steve Jobs

Steve Jobs, junto com Steve Wozniak, fundou a Apple em 1976, e hoje ela é uma das maiores e mais influentes empresas do mundo. A citação acima foi proferida por ele quando falava sobre a vida em uma entrevista em 1994, feita pela Santa Clara Valley Historical Association.

A primeira parte da citação fala sobre uma visão de mundo que é imutável, em que não temos influência e devemos apenas sobreviver da melhor maneira que conseguirmos. A segunda parte mostra outra perspectiva, pela qual conseguimos, por meio da nossa iniciativa e trabalho, influenciar e moldar o mundo que conhecemos, e torná-lo melhor.

Quando paramos para analisar os programas de políticas públicas, percebemos que muitos deles fazem promessas de melhorar o país via decretos e leis, mas ignoram a realidade e o processo de construção. Em época de eleição, isso se torna ainda mais evidente; as promessas de campanha são muitas vezes impossíveis de serem concretizadas.

O grande problema é que, quando essas políticas são colocadas em prática, seus resultados são diferentes do prometido. Isso ocorre porque a realidade não se importa com as boas intenções ou a nobreza da causa. Um exemplo recente foi o estabelecimento do piso da categoria de enfermagem em nível nacional, que, mesmo com as melhores intenções, resultou em demissões em massa.

Sempre quando nos depararmos com discursos encantadores e soluções fáceis, é bom lembrar a frase de Thomas Sowell: “Quando as pessoas querem o impossível, somente os mentirosos podem satisfazê-las”. Um mundo melhor não virá por meio de decretos e promessas políticas, e sim pela livre-iniciativa e liberdade de empreender, trabalhar e construir.

*Caetano Roberti é associado ao IEE. 

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?