O presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta terça-feira (17) uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro Alexandre de Moraes, da mesma corte. Trata-se de mais um episódio que expõe a insatisfação de Bolsonaro com as investigações das quais é alvo.
Na peça, que contém 21 páginas e é assinada pelo advogado Eduardo Magalhães, do Paraná, pede-se a instauração de uma investigação para apurar eventual cometimento de crime de abuso de autoridade e que Moraes seja oficiado para enviar a “cópia integral, volumes principais e apensos” dos autos do Inquérito das Fake News.
Dentre os argumentos citados para sustentar a notícia-crime, Moraes foi acusado pelo advogado de “continuar negando o acesso das defesas” de documentos solicitados, mesmo “sendo favorável aos investigados” dos inquéritos.

Também foram destacadas decisões do ministro que não levariam em consideração relatórios ou manifestações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Outra crítica foi a “duração não razoável da investigação”, em relação ao inquérito das fake news, que já estaria transcorrendo no “dobro do lapso cronológico que o Supremo Tribunal Federal considera como capaz de causar constrangimento ilegal ao investigado por excesso de prazo”.
Investigado pelo STF, Bolsonaro toma a iniciativa menos de um ano após ter apresentado no Senado Federal um pedido de abertura de processo de impeachment contra Alexandre de Moraes, em agosto de 2021. O pedido acabou sendo negado, assim como outro pedido para impeachment de Luís Roberto Barroso.
Entre em nossos grupos do WhatsApp para continuar tendo acesso às nossas notícias, incluindo um balanço semanal do principal que foi publicado. É gratuito. Clique aqui.
Aproveitamos para te convidar a assistir abaixo a nossa última transmissão ao vivo em nosso canal do YouTube tendo como tema petróleo, polêmicas e soluções:
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.