fbpx
PUBLICIDADE

Putin fala de ‘resposta’ após Finlândia e Suécia se aproximarem da OTAN

Países que antes eram neutros, como a Ucrânia, agora querem a segurança de estarem abrigados no bloco da OTAN, de aliados dos Estados Unidos
Foto: Marcos Corrêa/PR
PUBLICIDADE

O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta segunda-feira (16) que o pronunciamento oficial da Finlândia e da Suécia de quererem entrar no bloco da OTAN “certamente provocará nossa resposta”. [1]

PUBLICIDADE

O movimento dos países ocorre após a invasão da Ucrânia e marca uma mudança oficial no status de neutralidade que buscavam ter.

Na avaliação do analista DeRoger Cohen, em análise publicada no jornal norte-americano “The New York Times”, a nova posição indica “uma mudança profunda na Europa diante de um projeto imperial russo agressivo”.

PUBLICIDADE

“Os dois estados escandinavos deixaram claro que esperam que a ameaça da Rússia do presidente Vladimir Putin seja duradoura, que não serão intimidados por ela e que, após a carnificina russa em Bucha, na Ucrânia, não há espaço para espectadores”, avaliou.

A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, ao anunciar o interesse do país ao ingresso na OTAN, destacou que “o não-alinhamento militar serviu bem à Suécia [no passado], mas nossa conclusão é que não nos servirá igualmente bem no futuro”. [2]

A OTAN é a Organização do Tratatado do Atlântico Norte e é considerada a principal aliança militar do ocidente, composta por países como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha.

PUBLICIDADE

Entre em nossos grupos do WhatsApp para continuar tendo acesso às nossas notícias, incluindo um balanço semanal do principal que foi publicado. É gratuito. Clique aqui.

Aproveitamos para te convidar a assistir abaixo a nossa última transmissão ao vivo em nosso canal do YouTube tendo como tema petróleo, polêmicas e soluções:

PUBLICIDADE

Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?