fbpx

Projeto 200+ quer eleger parlamentares anticorrupção em outubro

Iniciativa cobra a assinatura de um termo de compromisso que envolve pautas e até a previsão de pagamento de multa em caso de descumprimento do acordo
Foto: Reprodução

Compartilhe

Um conjunto de organizações da sociedade civil lançou um projeto apartidário chamado “200+”. A iniciativa quer eleger parlamentares que tenham assinado compromissos da entidade, em geral ligados a pautas de combate à corrupção.

Entre os tópicos propostos aos futuros candidatos, estão a atuação, caso eleito, pelo fortalecimento da democracia e do Estado de direito, a redução de dois terços ou extinção do fundão eleitoral, a defesa da condenação criminal já em segunda instância e o fim do foro privilegiado.

Além disso, o grupo busca dos candidatos o compromisso de terem realizados “curso de preparação e capacitação política com mais de 100 horas de qualificação nos últimos 2 anos” e a promessa de afastamento do cargo em caso de tornar-se “réu em processo por corrupção” e até afastamento definitivo (renúncia) em caso de condenação em qualquer instância.

No termo de compromisso proposto, a iniciativa também quer fazer com que os candidatos pretendentes a serem divulgados pelo movimento assinem uma declaração em que afirmam, publicamente, não terem sido condenados em nenhum processo por corrupção.

Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Caso, após assinado, o termo seja descumprido, o pretendente assinará ainda que reconhece que “a falsidade desta declaração ou o descumprimento dos compromissos gera dano civil e difuso à sociedade” e que poderá pagar multa cívil de R$ 100 mil.

“[O projeto] surgiu porque a sociedade não aguenta mais tanta desfaçatez de políticos do Congresso Nacional que ignoram há anos os eleitores e as pautas realmente importantes para a mudança do país e assim se une no desejo de querer eleger pessoas realmente comprometidas com o eleitor e com o Brasil”, diz a página.

Dentre as entidades que são divulgadas como apoiadoras da iniciativa, estão os movimentos “Grita!”, “Mude – Chega de corrupção”, “Médicos contra a corrupção” e “Onda Livre”. O “Vem Pra Rua” também tem divulgado a iniciativa nas redes sociais.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?