fbpx

Rússia invade Ucrânia e impõe nova guerra na Europa

Internautas especulam sobre 'nova guerra mundial', sirenes são tocadas em Kiev e presidente ucraniano pede sanções
Foto: Sputnik Brasil

Compartilhe

A Rússia atacou oficialmente na madrugada desta quinta-feira (24) a Ucrânia. Há relatos de explosões em diversos pontos do país. Sirenes foram acionadas em Kiev, capital ucraniana, para sinalizar a invasão. [1]

Ainda não há dimensão exata, até a publicação desta matéria, sobre o alcance dos ataques e se eles têm por objetivo a desestabilização total do governo de Kiev ou apenas o controle de parte do país – as regiões separatistas que Putin declarou reconhecimento.

O governo ucraniano, por sua vez, fala em “invasão total”. Nas redes sociais, o presidente Zelensky pediu um apelo ao mundo para “sanções imediatas” e que o “mundo deve forçar a Rússia à paz”.

Ele também classificou que é uma guerra “contra a Ucrânia e do mundo”.

Há relatos ainda não confirmados de que unidades militares ucranianas, que poderiam oferecer resistência armada, foram “neutralizadas” em diversos pontos do país.

O presidente norte-americano, Joe Biden, também se manifestou nas redes sociais. Ele destacou que conversou com o presidente ucraniano e avaliou que a invasão é um “ataque não provocado e injustificado”.

“Eu o informei sobre os passos que estamos tomando para reunir a condenação internacional, inclusive esta noite no Conselho de Segurança da ONU”, afirmou o democrata, que prometeu ainda conversar com lideranças mundiais e aliados para estabelecer “severas sanções à Rússia”.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?