Ex-ministro do governo Lula e uma das principais lideranças do PT, José Dirceu analisou o quadro político em entrevista ao site “Opera Mundi”, em dezembro, e avaliou que uma nova vitória do partido pode representar a criação “de bases para o nosso projeto socialista”.
“No momento histórico que estamos vivendo, no período histórico que não é revolucionário – apesar de na América do Sul [ter havido] levantes populares […] -, há uma situação de equilíbrio de correlação de forças […]. Nós voltamos a ter governos progressistas, esse é o período que nós estamos vivendo. O projeto político nosso é disputar eleições e ganhar, e defender os interesses da classe trabalhadora, os interesses nacionais, evidentemente criar as bases para o nosso projeto socialista”, revelou.
Na sequência, Dirceu deu exemplos de ações no sentido de viabilizar o que chamou de “criar as bases para uma mudança de regime”.
“Quando você mantém as estatais, mantém os bancos públicos, cria uma economia solidária, democratiza as relações de poder em todos os âmbitos, não só do Estado, mas inclusive das empresas e também da sociedade; quando você cria empresas mistas e o país volta a ter soberania sobre a política econômica dele – com essa abertura financeira, […] a economia brasileira daqui a pouco está dolarizada – você está criando as bases para uma mudança no regime. É isso o que eu posso dizer, é assim que eu vejo”, disse.
Assista, abaixo, a declaração completa. O vídeo completo encontra-se aqui.