fbpx

Mundo abandonou mito do ‘Estado Mínimo’ idealizado por Thatcher e Reagan, diz pré-campanha de Moro

Affonso Celso Pastore foi presidente do Banco Central entre 1979 e 1985 e publicou artigo representando o pensamento econômico da pré-candidatura de Sérgio Moro (Podemos) à presidência
(Foto: Alan Santos / PR)

Compartilhe

Escolhido para representar o pensamento econômico da futura candidatura de Sérgio Moro (Podemos) à presidência, o economista Affonso Celso Pastore classificou a defesa do Estado Mínimo como um “mito” em artigo publicado nesta quinta-feira (6) no jornal “Folha de S. Paulo”. [1]

Segundo ele, tanto no campo social como no campo econômico, o “mundo já abandonou” esse pensamento “como foi idealizado por [Margaret] Thatcher e [Ronald] Reagan”.

Mencionando como exemplo remanescente dessa concepção econômica os Estados Unidos, Pastore disse que o país “preza a eficiência e a meritorcracia, mas tolera a crescente concentração de rendas e riquezas”.

De outro lado, na visão do economista, estariam “os países da Europa Ocidental, onde o tamanho do Estado varia de país para país, com assistência universal de saúde em alguns casos e com o estado (sic) sendo o único provedor da educação”.

Affonso Celso Pastore, o economista de Moro (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Ideias para o Brasil

Sobre o caso brasileiro, o economista que auxilia Sérgio Moro afirmou que “a obrigação do governo” é atuar na área social, visando reduzir a pobreza extrema e a falta de oportunidades, incluindo “transferências de renda que ‘deem a todos o mesmo ponto de partida'”.

Outros destaques do artigo foram a defesa da “meta de um desmatamento zero” e de políticas sustentáveis, bem como a defesa da responsabilidade fiscal e de uma reforma tributária que implemente um IVA (Imposto sobre valor agregado) único.

O economista também criticou o “capitalismo de compadrio” do governo do PT e destacou a importância de se aperfeiçoar as instituições. Segundo ele, um dos erros do governo Bolsonaro foi a “política de confronto e de enfraquecimento das instituições” que teria gerado reflexos na economia.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?