fbpx
PUBLICIDADE

Câmara de Porto Alegre aprova projeto para legendar até filmes em português

Burocracia foi proposta por parlamentar do PT e contou com emenda de vereadora do PP que defendeu ainda que haja tradução em libras; texto, agora, aguarda sanção do prefeito
Foto: Mihai Barbu / Agência Senado
PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto do vereador Aldacir Oliboni (PT) nesta quinta-feira (2) que prevê a obrigatoriedade de que salas de cinema exibam, pelo menos uma vez ao dia, filmes em português devidamente legendados. [1]

PUBLICIDADE

Uma emenda da vereadora Mônica Leal (PP) acrescentou à burocracia que haja a tradução em libras também das obras, conforme informa o site da Câmara Municipal da capital gaúcha.

A justificativa para o projeto de lei do parlamentar é garantir a acessibilidade ao cinema à população auditiva. Em Porto Alegre, seriam “cerca de 100 mil surdos ou pessoas com grande perda de audição”. Em caso de descumprimento, há previsão de multa à interdição.

PUBLICIDADE

Nas redes sociais, uma das vozes críticas ao texto foi do vereador liberal Felipe Camozzato, do NOVO.

Segundo ele, já há “lei federal que garante ao deficiente auditivo acesso à versão legendada”, o que teria motivado seu voto contrário.

Para evitar que a obrigação se aplique a todas as salas de cinema, o parlamentar pediu a mobilização de seus seguidores para o veto do prefeito Sebastião Melo (MDB).

PUBLICIDADE

“Se você não quer ir no cinema ver filmes com estética de horário eleitoral, e pagar mais caro no ingresso por esse custo extra ao empreendedor, se mobilize e peça o veto do prefeito”, disse. [2]

Entre em nossos grupos do WhatsApp para continuar tendo acesso às nossas notícias, incluindo um balanço semanal do principal que foi publicado. É gratuito. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Aproveitamos para te convidar a assistir abaixo a nossa última transmissão ao vivo em nosso canal do YouTube tendo como tema petróleo, polêmicas e soluções:

Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?