fbpx

Arthur do Val apresenta projeto para criar ‘Programa Jovem Capitalista’

Deputado estadual ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL) defende a inclusão de disciplina sobre empreendedorismo e educação financeira na rede estadual de ensino
Foto: Divulgação/ALESP

Compartilhe

Uma de suas promessas de campanha quando concorreu à Prefeitura de São Paulo em 2020, o deputado estadual Arthur do Val (Patriota/SP) apresentou no final de outubro na ALESP um projeto de lei (728 / 2021) para instituir, agora no nível estadual, o que chamou de “Programa Jovem Capitalista”. [1]

A iniciativa visa incluir no currículo do Ensino Médio da rede estadual de ensino uma disciplina que versaria sobre “o ingresso, participação e promoção de atividades empreendedoras no mercado, além de noções sobre planejamento financeiro e participação em mercados de capitais e investimentos”.

Entre os eixos de empreendedorismo, seriam destinados aos alunos conteúdos sobre perfil pessoal e vocacional, estudos sobre novas tecnologias, mercado de trabalho, gestão de negócios e noções de ética.

Leia também:  Glauber Braga chuta e empurra Costenaro na Câmara

O criador do canal “Mamãe Falei” e ativista do Movimento Brasil Livre defendeu, ainda, o ensino introdutório sobre conceitos básicos de economia, de orçamento pessoal, de planejamento financeiro e de noções sobre investimentos para os estudantes secundaristas.

“A difusão de conhecimentos não somente serve para a formação de cidadãos conscientes, mas para também os prepara para o mercado de trabalho, independentemente dos ofícios os quais queiram exercer”, avaliou Arthur do Val, na justificativa.

No texto, o deputado destacou ainda que, com a introdução desses temas na grade escolar, o cidadão acabaria qualificado para “continuar capaz de, em uma sociedade capitalista, sustentar-se independentemente”.

“A competência de empreender é uma qualidade libertadora em um mundo globalizado, pois com ela o indivíduo consegue planejar e escolher seu próprio futuro abrindo a si mesmo oportunidades de trabalho. Dessa forma, com noções de empreendedorismo e educação financeira, o aluno pode transformar seus objetivos pessoais em uma realidade futura, idealizando-os como objetivos de seu perfil vocacional mais facilmente”, conclui a justificativa.

Leia também:  Glauber Braga chuta e empurra Costenaro na Câmara

Confira, abaixo, o programa na íntegra:

Projeto de Lei – Jovem Capitalista

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?