fbpx

Moro faz o primeiro discurso como pré-candidato à presidência: veja os destaques

Ex-juiz e ex-ministro falou diante de auditório cheio em Brasília em evento de filiação ao Podemos e compartilhou propostas, percepções de sua trajetória e sobre temas que até então pouco se sabia sobre o seu posicionamento
Foto: Reprodução/YouTube

Compartilhe

Em um evento que seria marcado, principalmente, por sua filiação ao Podemos, o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro discursou pela primeira vez nesta quarta-feira (10) já como pré-candidato à presidência da República, com direito a exposição de propostas.

Com críticas indiretas a Bolsonaro e a Lula, Moro enfatizou sua trajetória pessoal, destacou as conquistas da Lava Jato, e trouxe, pela primeira vez, outros temas como economia e a necessidade de uma união da terceira via para disputar as eleições presidenciais.

Ele defendeu privatizações de estatais ineficientes, a preservação do meio ambiente, reforma tributária e o fim do foro privilegiado. Sobre o combate à corrupção, defendeu a instauração de uma corte nacional dedicada ao tema.

Confira, abaixo, os principais pontos do discurso destacados pelo Boletim da Liberdade:

Trajetória Pessoal

“Eu nunca fui um político, eu fui um juiz por 22 anos e me dediquei a fazer justiça aplicando a lei. O meu propósito sempre foi de ser justo com todos. […] Tudo para proteger as pessoas, as vítimas e o povo brasileiro. Fui juiz dos casos da Operação Lava Jato em Curitiba. Foi um momento histórico. Quebramos a impunidade da grande corrupção, de uma forma e com números sem precedentes. Julgamos e condenamos pessoas poderosas do mundo da política e dos negócios, que pela primeira vez pagaram por seus crimes. […] Eu sempre fui considerado um juiz firme e fiz justiça na forma da lei. Na época, todos diziam que era impossível fazer isso. Mas nós fizemos. Claro, com um grande apoio da população brasileira. Eu, você, nós, todos juntos, mostramos que a lei se aplica para todos.”

Carisma

“Eu não tenho uma carreira política e não sou treinado em discursos políticos. Alguns até dizem que não sou eloquente. Muita gente critica a minha voz. Mas se eventualmente eu não sou a melhor pessoa para discursar, posso assegurar que sou alguém que vocês podem confiar. A vida pública me testou mais de uma vez. Como juiz da Lava Jato e como ministro da Justiça, vocês conhecem a minha história e sabem que eu tomei decisões difíceis e que nunca recuei de nenhum desafio, nem repudiei os meus princípios para alimentar ambições pessoais.”

Experiência como ministro

“Havia pelo menos uma chance de dar certo e eu não poderia me omitir. Aceitei o convite e ingressei no governo. O meu objetivo era melhorar a vida das pessoas por meio de um trabalho técnico, principalmente reduzindo a corrupção e outros crimes. Conseguimos, de fato, em 2019, diminuir a criminalidade violenta e combatemos para valer o crime organizado. […] Ninguém, ninguém combateu o crime organizado de forma mais vigorosa do que o Ministério da Justiça durante a minha gestão. […] O meu desejo era de continuar atuando como ministro em favor dos brasileiros. Infelizmente, não pude prosseguir no governo. Quando aceitei o cargo, não fiz por poder ou prestígio, eu acreditava em uma missão. Queria combater a corrupção, mas para isso eu precisava do apoio do governo, e esse apoio foi negado. Quando eu vi o meu trabalho boicotado, quando foi quebrada a promessa de que o governo combateria a corrupção sem proteger quem quer que seja, continuar como ministro seria apenas uma farsa. Nunca renunciarei aos meus princípios e ao compromisso do povo brasileiro.”

Retrocessos

“Os avanços do combate à corrupção perderam força. Foram aprovadas medidas que dificultam o trabalho da polícia, de juízes e de procuradores. É mentira dizer que acabou a corrupção quando, na verdade, enfraqueceram as ferramentas para combatê-la. Quase todo dia, ouvimos notícias de criminosos sendo soltos, normalmente com base em formalismos ou em argumentos que simplesmente não conseguimos entender. O que no fundo a gente entende é que os criminosos poderosos estão escapando impunes de seus crimes e que a lei não está valendo para todos. Fica aquela sensação amarga de que não existe lei, de que não existe justiça, como se a Petrobras não tivesse sido saqueada, como se tudo o que foi feito não tivesse valido, como se não tivesse importância as manifestações de milhões de brasileiros […] que saíram às ruas em 2015, ou 2016, protestando contra a corrupção.”

Economia

“Mesmo com o fim próximo da pandemia, a economia não vai bem. As pessoas ainda estão sofrendo. Há brasileiros passando fome e isso eu tenho certeza que dói no íntimo de cada um de nós. A inflação está muito alta. Os técnicos falam em um número, mas quem vai no posto de gasolina, quem vai na padaria, sabe que é muito mais. Os juros subiram, dificultando ainda mais a vida do empresário, do agricultor e das pessoas comuns. E os juros ainda vão subir mais nessas pessoas e isso vai tornar a vida das pessoas mais difícil. Não digo isso porque sou pessimista, mas é porque o país se encontra no rumo errado. Como exemplo, é só olhar o número elevado de pessoas desempregadas e há quanto tempo as coisas estão assim.”

Reformas

“As reformas nunca chegam ou quando chegam são mal feitas. E o Brasil fica sendo esse país de futuro e nós se perguntamos: quando vai chegar o futuro do país do futuro? E ao olharmos para as reformas que estão sendo aprovadas é que ninguém está pensando nas pessoas. Mesmo quando se quer uma coisa boa, como esse aumento do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, que são importantes para se combater a pobreza, vem alguma coisa junto ruim, como o calote de dívidas, furo no teto de gastos e o aumento de recursos para outras coisas que não são prioridade. Quando o governo resolve finalmente vender uma empresa estatal, como a Eletrobras, aprova junto uma série de jabutis, coisas que ninguém entende direito, mas que na prática todo mundo sabe que significa que a conta de luz vai ficar mais cara para alguém ganhar mais dinheiro.”

Estruturas do Poder

“Se o Brasil está parado e não vai adiante, não é porque não sabemos o que precisamos fazer. Ninguém tem dúvida de que precisamos melhorar a vida das pessoas. Todo mundo também sabe que quem desvia dinheiro público tem que ser punido, não premiado. […] O problema é que não conseguimos fazer o que sabemos que precisamos fazer, porque as estruturas do poder foram capturadas. Elas passaram a servir a si mesmas, e não servem ao povo. Parte disso é a corrupção, como a que vimos e a que nos assustou na Lava Jato; mas a outra parte é a degeneração maior da vida política, a busca pelo interesse público foi substituída pela busca egoísta dos interesses próprios e dos interesses pessoais e partidários. É a máquina pública voltada à si mesmo. Isso explica porque o Brasil continua sem futuro.”

Volta ao Brasil

“Eu voltei ao Brasil para ajudar a construir um projeto que é de muitos. Nenhuma pessoa pode ter um projeto só para si mesmo. Ninguém existe só para si mesmo. Para isso, resolvi entrar na vida política e filiar-me ao Podemos. Mas esse não é um projeto apenas de um partido, é um projeto de um país aberto para adesão de todos os demais partidos, pela sociedade brasileira, do empresário ao trabalhador; por todo cidadão e cidadã brasileira. É o seu projeto: ele está aí, apenas aguardando o momento certo, chegou a hora. Queremos construir junto o seu projeto. Não é só um projeto para reconstruir o combate à corrupção, embora isso seja muito importante, mas vai muito além. É um projeto de reconstrução de todos os nossos sonhos perdidos. Nesse projeto, não há espaço para o medo, não há espaço para reações agressivas, mas também não há espaço para timidez.”

União

“Precisamos recuperar a ideia de que vivemos e dividimos o mesmo país, de que somos todos irmãos, amigos e vizinhos. Podemos até divergir, em alguns pontos, mas nós temos como brasileiros mais pontos em comum do que diferenças. Nosso projeto é forte, é vigoroso, mas não é agressivo. Nossas únicas armas serão a verdade, a ciência e a justiça. Trataremos a todos com caridade e sem milícia. Respeitaremos aqueles que gostam e aqueles que não gostam de nós. O Brasil é de todos os brasileiros. O nosso caminho jamais será o da mentira, o das verdades alternativas, ou de fomentar divisões e agressões de brasileiros contra brasileiros. Incluo aqui nessa atitude de respeito e generosidade a imprensa. Chega de ofender e intimidar jornalistas. Jornalistas são essenciais para o bom funcionamento da democracia e agem como vigilantes de mal feitos dos detentores do poder. A liberdade de imprensa deve ser ampla, jamais iremos estimular agressões. Jamais iremos propor o controle sobre a imprensa, social ou qualquer que seja o nome que se queira disfaçar a censura ou o controle de conteúdo. Isso vale para mim e para qualquer pessoa que quiser me apoiar.”

Drogas e Família

“Precisamos proteger a família brasileira contra a violência, contra a desagregação, contra as drogas que ameaçam nossas crianças, jovens e adultos. Propomos incentivar a virtude e não o vício. Uma sólida formação moral e cidadã. Nosso projeto de redução da criminalidade violenta e do combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas precisa ser retomado com todo vigor, sempre na forma da lei, e buscando recuperar aqueles que se desviaram do bom caminho. Mas nós agiremos sempre com a compreensão que, nessa nossa sociedade, todos merecem ser tratados com respeito e sem qualquer forma de discriminação. Precisamos de uma sociedade inclusiva, que acolha as diferenças, mas também de uma sociedade que respeite todas as crenças e religiões.”

Economia

“Acreditamos na capacidade empreendedora e inovadora de cada brasileiro. Todo cidadão tem o potencial de se tornar uma versão melhor de si mesmo. […] Por acreditarmos no potencial de cada um, defendemos o livre mercado, a livre empresa e a livre iniciativa. Tudo isso sem o governo tenha que interferir em todos os aspectos das vidas das pessoas. Precisamos reformas nosso sistema confuso de impostos. Há quanto tempo nós falamos em fazer uma reforma tributária e isso nunca é feito? Precisamos privatizar estatais ineficientes. Precisamos abrir e modernizar nossa economia buscando mercados externos. O tempo é de inovação e não podemos ficar para trás nesse mundo cada vez mais dinâmico e competitivo.”

Combate à pobreza

“Nosso senso de comunidade impede que adotemos o capitalismo cego, sem solidariedade ou compaixão. Nosso senso de justiça, os nossos valores cristãos, que são compartilhados por outras religiões, exigem que as grandes desigualdades econômicas sejam superadas. Uma das prioridades do nosso projeto será erradicar a pobreza. Acabar de vez com a miséria. Isso já deveria ter sido feito anos atrás. Para tanto, precisamos mais do que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família ou o Auxílio Brasil. Precisamos identificar o que cada pessoa necessita para sair da pobreza. Isso, às vezes, pode ser uma coisa simples, como uma vaga de ensino, um tratamento de saúde ou uma oportunidade de trabalho. As pessoas querem trabalhar e gerar o seu próprio sustento e precisamos atender essas carências com operações específicas.”

Corrupção

“Combater a corrupção não é um projeto de vingança ou de punição. É um projeto de Justiça na forma da lei. É impedir que as estruturas de poder sejam capturadas e, dessa forma, viabilizar as reformas necessárias para melhorar a vida das pessoas. É um projeto para termos um governo de leis, que age em benefício de todos, e não apenas de alguns. Chega de corrupção, chega de mensalão, chega de petrolão, chega de rachadinha… chega de orçamento secreto. No fim, chega de querer levar vantagem em tudo e de querer enganar o povo brasileiro. Queremos aprovar a volta da condenação criminal em segunda instância. Isso para que a nossa Justiça deixe de ser uma miragem e volte a ser uma realidade. Precisamos garantir a independência do Ministério Público, respeitando as listas, e a autonomia da polícia, com o mandato para diretores. Tudo isso para garantir a independência do trabalho deles. Propomos ainda a criação de uma corte nacional anticorrupção, como fizeram outros países. Usaremos as estruturas já existentes convocando juízes e servidores vocacionados para essa importante missão.”

Privilégios

“O foro privilegiado trata o político ou a autoridade como alguém superior ao cidadão comum. Proponho também o fim da reeleição para cargo no poder executivo. O foro privilegiado tem brindado políticos e autoridades na apuração de suas responsabilidades. Não precisamos do foro privilegiado. Eu nunca precisei quando fui juiz ou quando fui ministro; e hoje, como cidadão comum, fico muito bem sem ele. O foro privilegiado não deve existir para ninguém, nem para nenhum cargo, nem para presidente da República. Quanto a reeleição para cargo executivo, nós temos que admitir que é uma experiência fracassada em nosso país. O presidente, assim que eleito, e eu vi isso, começa a desde o primeiro dia a se preocupar mais com a reeleição do que com a população. Está em permanente campanha política”

Projeto

“Eu nunca tive ambições políticas e sempre quis só ajudar. Mas se, para tanto, for necessário assumir a liderança desse projeto, meu nome sempre estará à disposição do Brasil. Não fugirei dessa luta, embora saiba que será difícil. Há outros bons nomes que têm se apresentado para que o país possa escapar dos extremos da mentira, da corrupção e do retrocesso. Todos nós sabemos que teremos que, em algum momento, nos unir para uma tarefa maior de cada uma das pessoas envolvidas; mas precisamos nos unir em torno de um projeto que tenha, pelo menos, as seguintes linhas essenciais: combater a corrupção como um meio de viabilizar as reformas; erradicar a pobreza, diminuir as desigualdades, controlar a inflação, preservar a responsabilidade fiscal, fomentar o emprego e o desenvolvimento sustentável, prover o serviço de saúde e de educação e segurança de qualidade, proteger a família, o respeito com o próximo e com o diferente. Tudo está conectado, todos nós estamos juntos. Pretendo atuar como guardião vigoroso do interesse público, como protetor dos direitos de todos os brasileiros e brasileira. O Brasil poderá confiar que esse filho teu não fugirá à luta. O Brasil poderá confiar que esse filho teu jamais deixará o seu interesse pessoal, ou o interesse de seus filhos, ou o interesse de sua família, ou o interesse de seus amigos, ou de seu partido, acima do interesse do povo brasileiro. Jamais usarei o Brasil para ganho pessoal. Vocês sabem que podem confiar que eu sempre vou fazer a coisa certa. Ninguém irá roubar o futuro do povo brasileiro. Estou, portanto, à disposição de vocês, com meus amigos do Podemos e de outros partidos, por um Brasil justo para todos”

https://youtu.be/Lxy9-2BxbA4

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?