fbpx
PUBLICIDADE

Bolsonaro decide vetar itens de luxo de licitação pública; medida foi proposta por liberal

Tópico já havia sido aprovado em lei, cujo artigo sobre o tema foi de autoria de deputado federal Gilson Marques, do NOVO/SC
Jair Bolsonaro (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro regulamentou na última terça-feira (28) a proibição da aquisição de produtos de luxo em licitações públicas. [1]

PUBLICIDADE

A previsão já havia sido aprovada na Lei 14.133/2021, sancionada em abril, que tratou de licitações. O artigo sobre produtos de luxo, por usa vez, é de autoria do  deputado federal liberal Gilson Marques (NOVO/SC).

No decreto do presidente Jair Bolsonaro desta semana, critérios como ostentação, opulência, forte apelo estético e requinte serão utilizados para definir o que representaria o luxo nos produtos de licitação.

PUBLICIDADE

Gilson Marques (NOVO/SC), autor do projeto (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A regra, agora, valerá para toda a administração pública federal, autárquica e fundacional, não se aplicando, contudo, em outros poderes.

Defensor do modelo, Marques celebrou a regulamentação e defendeu que o exemplo seja seguido por outras entidades do Poder Público, destacando, em especial, o Supremo Tribunal Federal.

Leia também:  Deputado do NOVO protocola projeto para suspensão de aumento do IOF

Em comunicado à imprensa, o parlamentar disse que a iniciativa de propor isso na legislação “surgiu após notícias de uma licitação do STF […] para compra de lagostas, camarões e outros itens, como vinhos premiados e uísques”. [2]

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

Podcast

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?