fbpx

Senado aprova substituição da Lei de Segurança Nacional

Texto já foi aprovado na Câmara e agora irá à sanção presidencial, mas há expectativa de sofrer vetos
(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (10) o projeto de lei que revoga a Lei de Segurança Nacional e institui, em seu lugar, uma previsão de crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Controversa por ter sido instituída durante o fim do regime militar, a LSN voltou a ser usada ao longo dos últimos anos sobre protestos de setores da sociedade civil.

Dentre as medidas que o projeto pretende estabelecer, estão a criminalização de “tentativa de depor, por meio de violência ou grave ameaça, governo legitimamente constituído” e de quem tente “impedir ou perturbar eleição ou aferição de seus resultado”.

O texto também se debruça sobre a propagação de notícias falsas, estabelecendo pena de prisão para quem “promover ou financiar, pessoalmente ou por pessoa interposta […] campanha ou iniciativa para disseminar fatos que sabe inverídicos e que sejam capazes de comprometer a higidez do processo eleitoral”.

Por não terem sido aprovadas emendas, o texto agora será submetido à sanção presidencial. Há a expectativa de que Jair Bolsonaro vete alguns trechos do texto.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?