fbpx
PUBLICIDADE

Câmara barra previsão do voto impresso na Constituição

Parlamentares liberais se dividiram no tema; Partido Novo, por sua vez, teve cinco deputados favoráveis à medida e três contrários
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados barrou, por 229 a 218, a Proposta de Emenda à Constituição que preveria a necessidade de voto impresso em paralelo às urnas eletrônicas. Houve apenas uma abstenção, do deputado federal Aécio Neves (PSDB). [1]

PUBLICIDADE

Com isso, o plenário ratificou a decisão da Comissão Especial, que já tinha aprovado parecer contrário à medida.

Ao todo, por tratar-se de PEC, seriam necessários 308 votos favoráveis – portanto, faltaram 79 votos.

PUBLICIDADE

Como votaram os liberais

O Partido Novo liberou os deputados para votarem como preferiam. Dos oito deputados da sigla, cinco se posicionaram favoráveis à PEC (Lucas Gonzalez, Paulo Ganime, Gilson Marques, Alexis Fonteyne e Marcel van Hattem) e três contrários (Tiago Mitraud, Adriana Ventura e Vinicius Poit).

Leia também:  Marcel revela incômodo sobre comunicações políticas de curto prazo do NOVO

Como previsto, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) votou contrário à medida. Presidente da Comissão Especial que se debruçou na PEC, Paulo Eduardo Martins (PSC/PR) votou favorável.

Ao todo, orientaram favoráveis à proposta do voto impresso apenas o PSL, Republicanos e o Podemos. Além do NOVO, liberaram suas bancadas o PP, PSC, PROS e PTB.

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama