Desafeto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL/AM), deixou uma provocação na manhã desta terça-feira (20) nas redes sociais. [1]
“Recebi, dos autores, cópia do superpedido de impeachment do presidente Bolsonaro. São 21 imputações de crime de responsabilidade e algumas delas, numa primeira leitura, parecem bem consistentes”, escreveu.
Recebi, dos autores, cópia do superpedido de impeachment do presidente Bolsonaro. São 21 imputações de crime de responsabilidade e algumas delas, numa primeira leitura, parecem bem consistentes.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) July 20, 2021
Vindo de Ramos, primeiro substituto de Arthur Lira (PP/AL), a declaração ganha conotação especial. Como se sabe, cabe ao presidente da Câmara dos Deputados o primeiro passo para abertura do processo de impeachment ao acolher uma das denúncias.
Contexto
Ramos vem trocando farpas com o presidente especialmente após a aprovação do aumento do fundão eleitoral no Congresso. Bolsonaro havia associado a Ramos a aprovação do texto.
“Jair Bolsonaro sabe que está mentindo! O governo dele enviou LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] com fundão eleitoral. Líderes do governo e filhos do Boslonaro votaram a favor do fundão. Nem votei por estar presidindo a sessão. Presidente, você tem a caneta para vetar. Seja homem, assumida suas responsabilidades!”, havia provocado o deputado no último domingo (18).