fbpx
PUBLICIDADE

Brasil cai posições em índice que verifica capacidade de combate à corrupção

Relatório feito pelo Conselho das Américas avaliou que país se destacou negativamente na independência das investigações e relembrou decisões da Justiça que beneficiaram réus da Lava Jato
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
PUBLICIDADE

O Brasil caiu posições em 2021 no Índice da Capacidade de Combate à Corrupção. A iniciativa é do Conselho das Américas (AS/COA), um fórum de discussão sobre temas relativos à América Latina criado originalmente por David Rockefeller visando estimular o livre comércio no continente.

PUBLICIDADE

Segundo o levantamento, que analisou 15 dos 20 países latino-americanos, o Brasil está em sexto lugar, atrás de Uruguai, Chile, Costa Rica e Argentina. Em 2019, o Brasil figurava em 2º lugar.

Ao todo, o índice leva em consideração 15 critérios divididos em três categorias: capacidade legal [de combate à corrupção], democracia e instituições políticas e, por fim, sociedade civil e mídia.

PUBLICIDADE

O Brasil pontuou mal especialmente nos quesitos “independência e recursos para a Procuradoria Geral e os investigadores”, “nível de especialidade e recursos disponíveis para combater os crimes de colarinho branco”, “processo legislativo” e “mobilização da sociedade civil contra a corrupção”.

O relatório também destacou “recentes decisões” do Supremo Tribunal Federal que beneficiou réus da Operação Lava Jato, “incluindo, mas não se limitando, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

“Estas decisões podem afetar outros réus, recomeçando ou até mesmo anulando outros casos anexos à Lava Jato desde 2014”, diz o documento. [1][2]

Clique aqui para ler.

PUBLICIDADE

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

Podcast

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?