fbpx
PUBLICIDADE

Donald Trump está suspenso do Facebook e do Instagram até 2023

Decisão da empresa de tecnologia estabelece prazo oficial para duração da suspensão, mas, se ex-presidente ainda for considerado risco à segurança pública, o tempo pode ser estendido
Donald Trump (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

A suspensão do ex-presidente dos EUA Donald Trump de redes sociais como o Facebook e o Instagram motivou muitas discussões sobre a liberdade de expressão e o poder das gigantes empresas de tecnologia. Nesta sexta-feira (4), o Facebook – que é dono do Instagram – anunciou que a suspensão permanecerá até pelo menos 7 de janeiro de 2023. [1] [2]

PUBLICIDADE

O Comitê de Supervisão da rede social havia solicitado uma decisão final para o caso do Republicano, determinando um prazo de duração da suspensão. Esse órgão é um grupo independente responsável por analisar decisões de moderação da empresa. A suspensão foi estabelecida para durar dois anos, contados a partir do momento em que foi originalmente adotada.

A medida foi aplicada um dia antes da invasão de militantes ao Capitólio, contestando a lisura do processo eleitoral que levou à vitória do candidato do Partido Democrata, Joe Biden. Ao mesmo tempo em que demarcou um prazo, o Facebook também anunciou novas regras que ameaçam de remoção outras figuras públicas e posts de políticos.

PUBLICIDADE

De acordo com o regulamento antigo, as falas de políticos eram consideradas como sendo de interesse público automaticamente. A partir de agora, as publicações de políticos serão submetidas aos mesmos critérios que são aplicados a todos os usuários das redes sociais.

“Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão do Sr. Trump, acreditamos que suas ações constituíram uma violação grave de nossas regras que merece a maior penalidade disponível nos novos protocolos de aplicação”, sentenciou o Facebook.

Porém, o estabelecimento do prazo não significa que Donald Trump necessariamente será liberado. “Se determinarmos que ainda existe um risco sério para a segurança pública, estenderemos a restrição por um determinado período de tempo e continuaremos a reavaliar até que o risco diminua”, ponderou o Facebook.

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

Podcast

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?