fbpx

Independentes e esquerdistas conquistam parcela expressiva da constituinte chilena

País que era considerado o mais liberal da América Latina e se destacava nos Índices de Liberdade Econômica e Desenvolvimento Humano deve mudar de direção para uma Carta com mais direitos sociais
Sede do Congresso Chileno (Foto: Marcelo Segura/Wikimedia Creative Commons)

A eleição da nova Assembleia Constituinte do Chile reforçou a percepção de que o país, tido, até então, como o mais liberal da América Latina, deverá mudar de direção.

De um lado, uma notícia positiva: candidatos independentes somaram 65 das 155 cadeiras (42%), reforçando a liberdade de o indivíduo ingressar na disputa política sem filiação partidária. No Brasil, por exemplo, não é garantido esse direito ao cidadão – tema que o Supremo Tribunal Federal deverá enfrentar, em breve, com repercussão geral.

Por outro lado, foi considerada numerosa a ascensão de lideranças de esquerda na Constituinte, enquanto que liberais e conservadores perderam casas na disputa política até em áreas que dominavam.

Ao todo, a aliança governista, de centro-direita, informa a “Folha de S. Paulo”, obteve apenas 37 cadeiras (o equivalente a 24%), enquanto que a esquerda obteve 53 cadeiras (34%). [1]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?