fbpx

Manifestações pelo país com lema ‘eu autorizo’ declaram apoio a Jair Bolsonaro

Manifestações combatem medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos e promovem ataques à instauração da CPI da Covid e ao Supremo Tribunal Federal
Manifestação no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Facebook)

Compartilhe

Atos públicos em diferentes cidades do Brasil foram realizados neste sábado (1), dia do Trabalho, em apoio ao presidente da República Jair Bolsonaro. As manifestações adotaram como lema a expressão “eu autorizo”, em referência a um comentário do presidente de que esperava sinais de chancela do povo para tomar atitudes. [1]

Em pelo menos 11 estados e no Distrito Federal, os manifestantes se reuniam com trajes em verde e amarelo e bandeiras do Brasil em protestos que tiveram como alvos constantes o Supremo Tribunal Federal e as políticas de restrição de deslocamento no combate ao coronavírus.

As manifestações acontecem na esteira das mobilizações no Parlamento em consequência da instauração da CPI da Covid, que investiga a conduta de autoridades no enfrentamento à pandemia. O governo Bolsonaro vinha interpretando a iniciativa como uma retaliação exclusiva contra as autoridades federais.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

O presidente Jair Bolsonaro, que vem tecendo comentários críticos às medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos, havia afirmado que tomaria providências contra elas se o povo o “autorizasse”. Movidas por essa declaração, em São Paulo, centenas de pessoas se aglomeraram em frente ao prédio da Fiesp, na avenida Paulista.

Entre os alvos das palavras de ordem e ataques estava o governador do estado, João Doria (PSDB), chamado de “calça apertada”, “bandido” ou “desgraçado”. O presidente do PTB, Roberto Jefferson, esteve no carro de som em São Paulo, dirigindo palavras de condenação ao STF.

A praia de Copacabana foi o palco das manifestações no Rio de Janeiro e, em Brasília, cerca de 5 mil pessoas ocuparam o gramado do Congresso nacional. Também houve manifestações em Belém (PA), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e cidades do interior como Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Limeira (SP) e Ipatinga (MG).

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou imagens das manifestações e comentou: “O Brasil é verde e amarelo. Obrigado pela confiança. Devemos lealdade a vocês”. Ele acompanhou o protesto de Brasília dentro de um helicóptero presidencial. [2] [3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?