fbpx

Bolsonaro oficializa Roberto Campos Neto como presidente do Bacen até o fim de 2024

Lei aprovada no início do ano que garantiu a autonomia do Banco Central estabelece mandatos para o presidente e para diretores da instituição, podendo reduzir a interferência política no banco
Presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante cerimonia de sanção da Lei da Autonomia do Banco Central (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta terça-feira (20) o nome do economista Roberto Campos Neto para o primeiro mandato de presidente autônomo do Banco Central. [1]

De acordo com a lei aprovada em fevereiro, os novos presidentes do Banco Central não podem mais ser demitidos livremente, mas apenas sob determinadas condições específicas e com aprovação do Congresso.

A exemplo do que ocorre com outros países, a ideia é que, dessa forma, o controle monetário do país sofra menos interferência política.

Com a nomeação, Roberto Campos Neto assume o mandato que terminará no dia 31 de dezembro de 2024, podendo, portanto, presidir o BC durante dois anos do próximo presidente, caso Bolsonaro não seja reeleito.

Além de Roberto Campos Neto, Bolsonaro confirmou a nomeação de sete diretores do Banco Central. Eles também cumprirão mandatos com tempo pré-fixado.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?