fbpx

Escritor é criticado por artigo defendendo suicídio de Trump e Bolsonaro

Em coluna da Folha de S. Paulo, o jornalista sustentou que o presidente dos EUA teria a chance de ser 'um mártir' e o mandatário brasileiro poderia acompanhá-lo
Ruy Castro (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Ruy Castro (Foto: Divulgação)

O escritor e jornalista Ruy Castro esteve no centro de uma grande polêmica neste domingo (10) ao escrever um artigo na Folha de S. Paulo sugerindo o suicídio dos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro. O escritor pontuou que essa poderia ser uma saída política bem-vinda para ambos. [1] [2]

Com o título Saída para Trump: matar-se, o artigo expressa o desejo de que o presidente dos EUA esteja deprimido. Segundo Ruy Castro, “se for o caso, Trump teria uma saída capaz de fazer dele um herói, um mártir, um ícone eterno para seus seguidores idiotizados. Matar-se”. Na mesma linha, Castro escreveu que o presidente brasileiro, que “copia tudo que ele (Trump) diz e faz, poderia segui-lo também nesse gesto”.

[wp_ad_camp_1]

Tomando conhecimento da repercussão negativa de seu texto entre internautas, Ruy Castro reagiu de forma irônica ao ser entrevistado pelo UOL. Ele parafraseou declarações de Bolsonaro durante a pandemia do Covid-19: “Foi só uma sugestão para Trump e Bolsonaro, eles não precisam aceitar. E todos vamos morrer um dia, não? Além disso, não sou coveiro”.

O texto ganhou mais notoriedade ao ser compartilhado pelo jornalista Ricardo Noblat, colunista da revista Veja, em seu perfil no Twitter. O ministro da Justiça, André Mendonça, afirmou ter pedido a abertura de um inquérito contra os dois jornalistas, alegando crime de incitação ao suicídio. “As penas de até 2 anos de prisão poderão ser duplicadas (§ 3º e 4º do art. 122 do Código Penal), sem prejuízo da incidência de outros crimes”, explicou Mendonça.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?