fbpx

Coautor de impeachment de Dilma teme golpe de Bolsonaro em 2022

Miguel Reale Jr. lembrou a declaração do presidente da República de que apoiadores podem 'esquecer a eleição" se o voto impresso não for adotado

Compartilhe

Miguel Reale Jr. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O jurista Miguel Reale Jr., um dos autores do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff, publicou em artigo no Estadão neste sábado (2) que teme um possível golpe do presidente Jair Bolsonaro em 2022. Para ele, o mandatário da República dá sinais de que pode subverter o sistema democrático nas eleições. [1]

“O presidente coloca a imprensa como inimiga dos soldados, pois ‘está sempre contra a lei e a verdade’. Qual a razão de prestigiar cerimônias de soldados da Polícia Militar pregando contra a imprensa livre, esteio da democracia?”, questionou Reale, alegando que a estratégia de Jair Bolsonaro para esvaziar a credibilidade das instituições e do processo eleitoral seria similar à do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

[wp_ad_camp_1]

“A grave menção de que, ‘se não houver voto impresso, esqueça-se a eleição de 2022’, somada à corte que Bolsonaro faz às Polícias Militares, instigadas contra a imprensa livre, forma um quadro preocupante diante de possível derrota do presidente, que terá preparado o terreno para uma ‘lei marcial’, tal qual a pensada por Trump, dando fim à democracia, jamais cultuada. E daí?”, expressou o jurista.

O presidente da República vem militando desde seus tempos de atuação parlamentar pela adoção do voto impresso. Em fala na terça-feira, dia 22 de dezembro, conversando com apoiadores em Santa Catarina, Bolsonaro declarou que “se a gente não tiver voto impresso em 2022, pode esquecer a eleição”. O Supremo Tribunal Federal rejeitou a constitucionalidade da medida em setembro.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?