Amoêdo critica ideia de tributação no PIX sugerida por Guedes
Em comentário nas redes sociais, principal fundador do NOVO e ex-candidato à presidência da República destaca que PIX facilita vida do cidadão, mas defende corte de gastos como saída
- Publicado no dia

Um dos principais nomes críticos ao governo Bolsonaro no meio liberal, João Amoêdo criticou a ideia de taxação do PIX, novo meio de pagamento e transações instantâneas desenvolvimento pelo Banco Central e em funcionamento desde o dia 16. [1]
No Twitter, o fundador do NOVO que concorreu ao Planalto em 2018 disse que a ferramenta “não [é] para ser mais uma forma de cobrança de impostos”.
“O caminho do ajuste fiscal é pelo corte de gastos, e não aumentando, ainda mais, a carga tributária”, escreveu.
Contexto
Na última quinta-feira (19), o ministro da economia, Paulo Guedes, voltou a sugerir uma tributação relacionada a transações financeiras. Desta vez, usando o PIX como exemplo. [2]
O auxiliar de Bolsonaro, que vem tocando no tema de forma cada vez mais direta, costuma sustentar que é preciso uma nova tributação para desonerar a folha salarial das empresas e, com isso, estimular a criação de mais postos de trabalho no país.
O NOVO, por sua vez, tem tido uma postura crítica a impostos sobre transações financeiras e sustenta que a reforma tributária passe, principalmente, por um imposto sobre valor agregado, que tem avançado no Congresso com o nome de IBS.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.