fbpx

Deputados do PSL protocolizam projeto contra vacinação obrigatória

Parlamentares querem incluir no Código Penal pena de reclusão à autoridade do Poder Executivo que obrigue procedimento e também remover alíneas de lei sancionada Bolsonaro que prevê vacinação "compulsória"
Foto: : Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Compartilhe

Foto: : Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Os deputados federais Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (PSL/SP) e Carla Zambelli (PSL/SP) protocolizaram nesta terça-feira (20) um projeto de lei para proibir que haja, por iniciativa por qualquer uma das três esferas do Poder Executivo, a obrigação que os cidadãos tomem tratamentos médicos que levem à risco de vida. [1]

Dentre os exemplos citados pela proposta, estariam a vacinação e a intervenção cirúrgica. O projeto quer incluir uma punição no Código Penal que leve à autoridade que decretar esse tipo de obrigatoriedade “reclusão de um a cinco anos, se o fato não constitui crime mais grave”.

[wp_ad_camp_1]

Além disso, o projeto propõe a revogação de duas alíneas da Lei 13.979/2020, que dispôs um conjunto de medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. [2]

No projeto, seriam removidas as previsões de realização compulsória de “vacinas e outras medidas profiláticas” e “tratamentos médicos específicos”.

Na justificativa do texto, Zambelli e Bragança ressaltam que não há vacinas “suficientemente testadas” e que, portanto, “nesse contexto”, seria “elementar” não “obrigar os cidadãos brasileiros a se submeterem às periclitantes vacinas disponíveis”.

Como se sabe, Jair Bolsonaro tem sido um ferrenho opositor à obrigatoriedade das vacinas, enquanto que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já sustentou que em seu estado a ideia é impor a obrigatoriedade.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?