fbpx

Rodrigo Maia critica visita de secretário de Estado dos EUA ao Brasil

O presidente da Câmara não aprovou o gesto, que considerou afrontoso "às tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa"
Rodrigo Maia (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

A visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ao Brasil, faltando 46 dias para a eleição presidencial daquele país, para tratar da imigração venezuelana, gerou estresse – mas não foi a tradicional oposição do PT e do PSOL que mais se fez ouvir. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se manifestou em nota dura contra a iniciativa. [1] [2] 

“A visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta sexta-feira, às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira com a Venezuela, no momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”, declarou Maia no texto.

[wp_ad_camp_1]

Maia ressaltou ainda o artigo 4º da Constituição Federal, que afirma que o Brasil deve orientar suas relações internacionais pelos princípios da independência nacional, da autodeterminação dos povos, da não-intervenção e da defesa da paz. Citando o legado do patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco, ele enfatizou que essa herança deve ser preservada por ser “um dos pilares da soberania nacional” e “esteio de nossa política de defesa”.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que a manifestação de Maia se baseia em “informações insuficientes e em interpretações equivocadas”. Acrescentou que a visita realmente se relaciona com a Operação Acolhida, que ajuda no acolhimento de imigrantes venezuelanos, mas que o problema da Venezuela “ameaça permanentemente” a segurança dos brasileiros e não há “autonomia e altivez” em ignorar o sofrimento do povo vizinho.

[wp_ad_camp_3]

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?