fbpx

Presidente do Instituto Mises Brasil diz que Bolsonaro perderá apoio abandonando liberais

Helio Beltrão já aventa a possibilidade de que, com o governo se afastando de uma agenda liberal, o ministro da Economia decida se retirar
Helio Coutinho Beltrão é presidente do Instituto Mises Brasil e um dos principais nomes do movimento liberal brasileiro (Foto: Reprodução/YouTube)

Compartilhe

Helio Coutinho Beltrão é presidente do Instituto Mises Brasil (Foto: Reprodução/YouTube)

A saída de Salim Mattar e Paulo Uebel do Ministério da Economia provocou repercussões entre os liberais. Em declaração concedida à BBC nesta sexta-feira (14), o presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão, disse que um abandono do liberalismo trará consequências ao governo do presidente Jair Bolsonaro. [1]

De acordo com Beltrão, já não é possível, nas circunstâncias atuais, dizer que o governo Bolsonaro é um governo liberal. “Não dá para caracterizar o governo como liberal”, definiu, acrescentando que o presidente nunca foi “propriamente um liberal”, tendo apenas percebido que o liberalismo estava em ascensão e agido, em consequência, “colocando Guedes para tocar”.

[wp_ad_camp_1]

A respeito do ministro Guedes, Helio Beltrão disse à BBC que “Guedes não deixou de ser liberal, mas está tendo que lidar com forças políticas muito fortes”. O tom do presidente do IMB também ficou mais duro ao aventar a possibilidade de uma saída do ministro: “O ministério continua, deu uma escorregada, e se o governo não quiser fazer as reformas, ele poderia reavaliar sair, se realmente não tem esse grau de liberdade”.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

Beltrão desconfia que Bolsonaro pode estar cedendo aos apelos para abandonar a plataforma liberal pensando em resultados eleitorais, assemelhando-se à esquerda. Porém, considera que isso pode acabar por prejudicá-lo. “Eu suspeito que não, o presidente não consegue se eleger sem o apoio dos empresários”, disse, pontuando que, se esse abandono do liberalismo se consumar e Guedes sair, a sociedade se reagrupará e irá “para uma nova rodada”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?