fbpx
PUBLICIDADE

Paulo Guedes diz que reforma deve conter impostos sobre dividendos

O ministro da Economia sustentou que a medida se justificava em comparação com o peso do impostos sobre trabalhadores e disse que o projeto da reforma está pronto
Paulo Guedes (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)
Paulo Guedes (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)
PUBLICIDADE

O ministro da Economia Paulo Guedes fez um comentário nesta sexta-feira (3) mencionando uma adição à reforma tributária que já gerou controvérsia entre os liberais no passado. Ele ponderou que admite a possibilidade de incluir impostos sobre dividendos no projeto. [1] [2]

PUBLICIDADE

“Não quero tributar empresa, mas se o dinheiro sair para o acionista, aí você tributa o dividendo. Não é possível que alguém pague zero sobre dividendo enquanto o trabalhador paga 27,5%”, justificou Guedes. O ministro afirmou, em evento virtual promovido pela Associação Brasileira de Indústria de Base, que seu objetivo é gradualmente iniciar, nos próximos dois a três meses, os esforços pela aprovação da reforma tributária.

Leia também:  Câmara aprova texto-base de projeto que tributa dividendos de PJ

A ideia de Paulo Guedes é apresentar o Imposto sobre Valor Agregado e reduzir progressivamente impostos sobre pessoas jurídicas. Ainda segundo o ministro, a reforma está “completamente pronta” para ir ao Congresso, o que sugere que esse imposto está contemplado no texto que será enviado para os debates parlamentares. A ideia já encontrou reações críticas também dentro do Legislativo.

PUBLICIDADE

“O programa está absolutamente pronto para ser disparado. Temos que só que fazer os acordos políticos”, garantiu Paulo Guedes, indicando que a reforma idealizada permitirá um melhor ambiente de negócios, o que contribuirá com a atração dos investimentos privados no pós-pandemia. “Temos dois meses à frente de retorno seguro ao trabalho, mas já de olho no futuro”, pontuou.

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

Podcast

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama