fbpx

Paulo Guedes diz que reforma deve conter impostos sobre dividendos

O ministro da Economia sustentou que a medida se justificava em comparação com o peso do impostos sobre trabalhadores e disse que o projeto da reforma está pronto
Paulo Guedes (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Compartilhe

Paulo Guedes (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

O ministro da Economia Paulo Guedes fez um comentário nesta sexta-feira (3) mencionando uma adição à reforma tributária que já gerou controvérsia entre os liberais no passado. Ele ponderou que admite a possibilidade de incluir impostos sobre dividendos no projeto. [1] [2]

“Não quero tributar empresa, mas se o dinheiro sair para o acionista, aí você tributa o dividendo. Não é possível que alguém pague zero sobre dividendo enquanto o trabalhador paga 27,5%”, justificou Guedes. O ministro afirmou, em evento virtual promovido pela Associação Brasileira de Indústria de Base, que seu objetivo é gradualmente iniciar, nos próximos dois a três meses, os esforços pela aprovação da reforma tributária.

[wp_ad_camp_1]

A ideia de Paulo Guedes é apresentar o Imposto sobre Valor Agregado e reduzir progressivamente impostos sobre pessoas jurídicas. Ainda segundo o ministro, a reforma está “completamente pronta” para ir ao Congresso, o que sugere que esse imposto está contemplado no texto que será enviado para os debates parlamentares. A ideia já encontrou reações críticas também dentro do Legislativo.

“O programa está absolutamente pronto para ser disparado. Temos que só que fazer os acordos políticos”, garantiu Paulo Guedes, indicando que a reforma idealizada permitirá um melhor ambiente de negócios, o que contribuirá com a atração dos investimentos privados no pós-pandemia. “Temos dois meses à frente de retorno seguro ao trabalho, mas já de olho no futuro”, pontuou.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?