fbpx

Secretaria do Ministério da Economia pede veto a projeto que suspende pagamentos ao Fies

De acordo com integrantes da equipe de Paulo Guedes, o problema não estaria na ideia de suspensão de pagamentos, mas no fato de que o projeto seria inconstitucional
Foto: (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Compartilhe

Foto: (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Secretaria de Orçamento do Ministério da Economia enviou ao ministro Paulo Guedes uma sugestão de veto parcial a um projeto de lei relativo ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Conforme apuração da revista Crusoé divulgada neste sábado (27), a equipe crê que o projeto é inconstitucional. [1] [2] [3]

O Projeto de Lei 1079/20, do deputado Dennis Bezerra (PSC/CE), suspende os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fies durante o estado de calamidade pública relacionado ao coronavírus. O substitutivo do Senado para o projeto foi aprovado parcialmente pelo Plenário da Câmara dos Deputados no último dia 18 de junho e a matéria estava preparada para ir à sanção presidencial.

Leia também:  Fórum da Liberdade chama Michel Temer para debater papel dos três poderes

[wp_ad_camp_1]

Em nota técnica, a Secretaria de Orçamento disse ao ministro Paulo Guedes que o projeto esbarra na emenda do teto de gastos aprovada durante o governo Michel Temer. O motivo seria que ela cria uma renúncia fiscal sem informar a fonte dos recursos para cobri-la.

Integrantes da equipe de Paulo Guedes fizeram questão de ressaltar que o ministério não é contrário à ideia de suspensão de pagamentos dos estudantes em si, compreendendo as dificuldades do momento. Contudo, seus técnicos consideram que o projeto não é contemplado pela Constituição.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?