fbpx

Partidos pedem que decisão de Weintraub revogando cotas seja suspensa

Legendas de oposição ao governo de Jair Bolsonaro consideram que reserva de vagas é mecanismo importante para proteger direitos e combater 'racismo estrutural'
(Abraham Weintraub (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhe

(Abraham Weintraub (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Diferentes partidos políticos de oposição, quase simultaneamente à saída de Abraham Weintraub do ministério da Educação, decidiram agir nesta sexta-feira (19) para reverter um dos últimos gestos do agora ex-ministro. As legendas pediram ao Supremo Tribunal Federal que suspenda uma portaria revogando cotas para cursos de pós-graduação. [1] [2] [3]

O Partido Socialista Brasileiro é uma das legendas. “Causa espécie a postura do Ministério da Educação em revogar sem qualquer justificativa importante normativa sobre a inclusão de minorias sociais, sobretudo diante do atual momento de questionamento mundial sobre os direitos fundamentais da população preta, em especial os protestos que ecoaram nos Estados Unidos”, alega a sigla na ação.

[wp_ad_camp_1]

O Partido Democrático Trabalhista também anunciou que entrou com ação assinada por seu candidato à presidência em 2018, Ciro Gomes. “O PDT acaba de entrar com ação no STF contra a portaria de Weintraub que revogava as cotas para negros e indígenas na pós-graduação. A ação foi assinada por Cirogomes, como advogado. Nenhum direito a menos! “, manifestou-se a legenda.

A medida de Weintraub, constante da portaria 545/2020, reagiu a outra portaria editada no governo Dilma Rousseff, ainda em vigor desde maio de 2016. O texto previa que houvesse uma reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de mestrado e d0utorado. Para o PSB, a portaria derrubada por Weintraub fortalece o combate ao racismo estrutural.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?