fbpx

Van Hattem critica nota da Câmara que classificou como falsa interpretação do NOVO sobre projeto de máscaras

Deputado do NOVO sustenta que projeto aprovado pela Câmara dos Deputados obriga a utilização de máscaras mesmo dentro de casa; interpretação foi classificada pelo site da Câmara como 'falsa'
Foto: Divulgação/NOVO

Compartilhe

Deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) discursa na tribuna da Câmara dos Deputados (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) criticou duramente na noite desta quarta-feira (10) uma nota publicada no site da Câmara dos Deputados que classificou como falsa interpretação do parlamentar sobre um projeto de lei aprovado pela Casa. [1]

Na última terça-feira (9), a Câmara havia aprovado o PL 1562/2020 que, visando combater a proliferação do novo coronavírus, tornava obrigatória a utilização de máscaras em diversas circunstâncias do país.

[wp_ad_camp_1]

Nas redes, o deputado do NOVO havia pontuado que a medida não tinha “menor cabimento” e que assustava “algo tão inconstitucional ser aprovado no Senado e na Câmara”. “Fiscalização se dentro da minha casa estou usando máscara? É o fim da picada”, reclamou.  [2]

O deputado federal Paulo Ganime, líder do NOVO, também havia escrito nas redes sociais que o projeto aprovado “permite quebra de inviolabilidade de domicílio privado para fiscalizar se você e suas visitas estão de máscara”.  [3]

Leia também:  Lideranças brasileiras recolhem assinaturas contra censura

“Operação da polícia na favela não pode, mas entrar na sua casa para ver se você está de máscara, pode”, chegou a pontuar Ganime, no Twitter.

Foto: Reprodução/Site da Câmara dos Deputados

Segundo a Câmara, “é falso” que o projeto aprovado “obrigue o uso de máscara dentro de casa e permita invasão domiciliar”. “Não há nada no texto aprovado pela Câmara que leve a essa interpretação”, pontuou o site oficial do parlamento.

“Não há nada no texto aprovado que obrigue o uso de máscara dentro de casa ou que fale em invasão domiciliar para fiscalizar e punir a população. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa (SGM) da Câmara, o dispositivo ´’demais locais fechados’ deve ser, como enunciado pelo projeto, espaço privado acessível ao público, nunca domicílios”, disse a nota. [4]

Leia também:  van Hattem promove tuitaço #CensuraNao neste domingo

Crítica de Marcel

Em transmissão ao vivo com cerca de 10 minutos de duração, Marcel van Hattem lamentou o fato de a própria Câmara estar “acusando os seus deputados” e os chamando de “disseminadores de fake news”.

“No artigo, está escrito literalmente que [a fiscalização pode se dar] em ‘demais locais fechados em que haja reunião de pessoas’, ou seja, inclusive, eventualmente, [em] domicílio. Por essa lei aprovada na Câmara dos Deputados, o domicílio pode sim ser violado”, reiterou a crítica.

O parlamentar destacou que esse trecho da lei é “flagrantemente inconstitucional” e que a posição do NOVO é que, embora o uso de máscaras seja importante, não se pode “fazer a obrigação do uso de máscaras de cima a baixo no país”.

Leia também:  Lideranças brasileiras recolhem assinaturas contra censura

“Graças a nossa excelente assessoria do Partido Novo e a excelente bancada, nós identificamos esse absurdo. Agora, o site da Câmara desmentir deputados? Quando foi que a Câmara dos Deputados olhou o Twitter dos deputados do PT para dizer que o impeachment não foi golpe, mas um processo constitucional? Quando foi, que eu não vi? Agora, quando colocamos uma verdade, agora estão com a máquina da Câmara dizer que nós estamos espalhando notícia falsa”, reclamou.

Marcel afirmou, ao fim, que já entrou em contato com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), pediu providências e disse que “quem foi que tenha feito isso não está prestando serviço ao público, mas sim de desinformação, disseminando fake news ou fazendo prática político-partidária”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?